17/03/2009

Prefeitura realiza mais uma reunião sobre Ordem Pública

Seminário vai debater ações no setor

Prefeitura realiza mais uma reunião sobre Ordem Pública

Crédito: Wagner Alves

Nesta segunda-feira, dia 23 de março, a Prefeitura promove a segunda reunião em 2009 do Gabinete de Gestão Integrada de Ordem Pública do Município (GGIOP). O encontro, marcado para às 9h30m, acontecerá no auditório da FIRJAN (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro), que se localiza na Sarquis José Sarquis, no bairro Jardim Jalisco. A reunião vai contar com a presença da representante do Ministério da Justiça, Verônica dos Anjos – Verônica integra o CONASP (Conselho Nacional de Segurança Pública). A organização de um seminário no município sobre segurança será um dos temas da reunião desta segunda-feira.

- A nossa proposta é realizar ações em Resende no sentido de garantir a tranqüilidade dos moradores do nosso município, daí a necessidade de os projetos dentro da área de segurança pública serem debatidos por segmentos ligados diretamente ao setor. Além de reivindicar o reforço no policiamento ostensivo junto às autoridades competentes, reafirmamos o nosso entendimento de que a política de segurança se faz também com medidas de prevenção. A realização de um seminário no setor vai ser de grande importância para definir as estratégias nesta área – disse o prefeito José Rechuan (DEM).

O GGIOP é um dos segmentos do Plano Municipal de Ordem Pública formada por representantes da comunidade, o qual tem como objetivo receber e encaminhar as sugestões dos moradores de Resende para a área de segurança pública. Para a reunião da próxima segunda-feira estão sendo convidados representantes das seguintes instituições: Poder Judiciário, Ministério Público, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil do Município, Guarda Municipal e Conselho Tutelar, além das secretarias municipais.

De acordo com o diretor de Ordem Pública do Município, José Antônio dos Santos, o Ed Murphy (foto), a vinda da representante do Ministério da Justiça no encontro do dia 23 terá como um dos objetivos assessorar a Prefeitura na organização do seminário de segurança, cuja data ainda não foi marcada. Paralelo a isso, Verônica dos Anjos vai divulgar a Conferência Nacional de Segurança Pública, que acontece no mês de agosto, em Brasília – a conferência contará com a participação de representantes de Resende.

- Planejamos promover no município um grande debate sobre segurança pública com a participação de autoridades municipais, estaduais e federais, além de segmentos organizados da sociedade civil, daí a nossa decisão de realizar um seminário municipal sobre o assunto. O objetivo é colocar em prática ações que garantam condições para a segurança do cidadão – explicou Ed Murphy.

Resende-RJ, 12 de março de 2009        PMR-184

Palavras chaves: SEGURANÇA