11/09/2009

Curso acontece até outubro na Universidade Aberta do Brasil

Prefeitura promove capacitação para profissionais de ensino

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR

A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Fraternidade (Educação) promove até o começo de outubro uma capacitação destinada especificamente para 70 profissionais de apoio da rede de ensino do Município nas funções de inspetor de disciplina, assistente administrativo e agente escolar. Iniciada na quarta-feira desta semana, dia 09 de setembro, a capacitação faz parte das ações desenvolvidas pela administração do prefeito José Rechuan (DEM) visando valorizar o funcionalismo municipal e melhorar ainda mais a qualidade dos serviços prestados à população. Os temas abordados nesta capacitação são os seguintes: auto-estima e bom relacionamento no dia-a-dia dos servidores. As aulas estão sendo ministradas pela psicóloga Mônica Matos, durante cinco semanas, na UAB (Universidade Aberta do Brasil). O módulo do curso, cujo tema se denomina ‘O Profissional de Educação no Século XXI’, será dividido em sete tópicos: “A importância da comunicação nas relações de trabalho”; “Despertar a percepção num mundo dinâmico”; “Motivação X Celebração”; “Stress: é possível viver sem ele?”; “Resistência frente às adversidades”; “Relacionamento Interpessoal X Auto-Estima”, além de “Valores e Missão”. A metodologia utilizada durante o período da capacitação será através de jogos, simulações, dinâmicas de grupo e recursos audiovisuais. O curso prossegue na UAB, nos dias 16, 23, 30 de setembro e 07 de outubro, nos períodos da manhã e da tarde. EDUCAÇÃO INFANTIL – Um grupo de 60 professores de pré-escolar e monitoras de creche também participa, nos próximos dias 11 e 12, na AEDB (Associação Educacional Dom Bosco), do VI Encontro Regional de Educação Infantil, promovido pela OMEP (Organização Mundial para Educação Pré-escolar). A abertura contará com a palestra “Educação Infantil: Direito da criança, desafio para a sociedade”, ministrada pelo doutor em Educação e professor da PUC (Pontifícia Universidade Católica), Aristeo Leite Filho. No dia 12, os participantes poderão se inscrever em dois mini-cursos da lista de seis opções, que serão ministrados durante todo o dia. As opções são as seguintes: “Jogos de Brincadeiras: o lúdico na Educação Infantil”; “Pedagogia do Bom Senso”; “Brinquedoteca: um espaço para brincar”; “Continuando a Brincadeira”; “Aprendendo e Brincando com a Música” e “Contadores de História”. - Com a capacitação dos profissionais de ensino, a administração do prefeito José Rechuan cumpre uma das suas propostas principais, que é a de reconhecer a importância do servidor público através de ações concretas de valorização. No caso dos servidores da Educação, esta iniciativa reforça ainda mais os conhecimentos da categoria e contribui diretamente para a oferta de serviços ainda melhores aos moradores de Resende – disse o secretário municipal de Desenvolvimento Humano e Fraternidade, professor João Duarte.
Palavras chaves: VALORIZAÇÃO