Desenvolvimento Urbano

12/11/2018

PREFEITURA PREPARA DOCUMENTAÇÃO PARA LICITAÇÃO DA QUARTA PONTE SOBRE O RIO PARAÍBA

Obra, orçada em R$ 18,5 milhões, terá início em 2019 e será realizada com recursos federais, com contrapartida da Prefeitura

PREFEITURA PREPARA DOCUMENTAÇÃO PARA  LICITAÇÃO DA QUARTA PONTE SOBRE O RIO PARAÍBA

Crédito: Arquivo PMR

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano iniciou, esta semana, o trabalho de preparação da documentação técnica que vai nortear o processo de licitação para escolha da empresa responsável pela construção da nova ponte sobre o Rio Paraíba do Sul. Entre os documentos que estão sendo reunidos estão o projeto técnico da ponte e de suas obras complementares, como a recuperação e a pavimentação das estradas do corredor cidade/distrito industrial, além do Plano de Trabalho. A previsão da Secretaria é que o processo de licitação tenha início em fevereiro de 2019.

Orçada em R$ 18,5 milhões, a construção da nova travessia, que será erguida na altura da Fazenda da Barra, está sendo viabilizada através de um convênio assinado em dezembro do ano passado entre a Prefeitura e o Ministério da Integração Nacional, que havia aberto, em maio de 2017, um edital para que os municípios pudessem concorrer à liberação de recursos, apresentando projetos que fossem capazes de promover a integração local e regional, conforme explica o secretário Paulo Gustavo Pereira Bastos.

- Assim que tomamos conhecimento do lançamento deste edital, que permitia que os municípios pudessem concorrer aos recursos disponibilizados pelo Ministério da Integração, começamos a preparar o projeto para a construção da ponte, que atende perfeitamente à exigência do edital, que é a de promover a integração social, econômica e funcional do município e da região – explicou Paulo Gustavo, ressaltando que o convênio com o Governo Federal também prevê uma contrapartida da Prefeitura.

De acordo com ele, a travessia, que terá cerca de 150 metros de extensão, integrará todos os bairros da região das Barras e o distrito industrial de Resende, onde estão instaladas grandes montadoras da indústria automotiva, como a Man Latin America e a Nissan, além de interligar Resende ao município vizinho de Porto Real. Para o prefeito Diogo Balieiro Diniz, a construção da nova ponte, que será a quarta do município, representa uma grande conquista, que vai alavancar ainda mais o desenvolvimento da cidade.

- Resende aguarda pela construção de uma nova ponte há muitos anos e agora este projeto está, finalmente, saindo do papel e se tornando realidade. O município está crescendo e esta obra é fundamental para acompanhar este desenvolvimento, principalmente em função do local onde ela será instalada, pela proximidade com o polo industrial. Tenho certeza de que esta conquista vai alavancar ainda mais o crescimento do município, que foi apontado recentemente pela Revista Exame como um dos 100 melhores do Brasil para receber negócios – comemora o prefeito Diogo Balieiro Diniz.

Palavras chaves: Licitação