Resende

17° Min24º Max

Selo prevenção do site

Obras e Serviços Públicos

31/10/2018

PREFEITURA PREPARA CEMITÉRIO MUNICIPAL PARA DIA DE FINADOS

Local, que funcionará das 6h às 17h nesta sexta-feira, dia 2, recebeu serviços de limpeza, capina e pintura

PREFEITURA PREPARA CEMITÉRIO MUNICIPAL PARA DIA DE FINADOS

Crédito: Carina Rocha

A Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos concluiu na tarde desta quarta-feira, dia 31, a preparação do Cemitério Municipal Senhor dos Passos, localizado no bairro Alto dos Passos, para o Dia de Finados, que será celebrado na próxima sexta-feira, 2 de novembro. Os trabalhos realizados no local, que incluíram serviços de limpeza, capina e retirada de entulho, foram executados por uma equipe de nove funcionários, que fizeram também a pintura do meio-fio e de vagas de estacionamento na área externa. No Dia de Finados, os portões do Cemitério serão abertos às 6h da manhã e fechados às 17h. 

 

De acordo com o secretário de Obras e Serviços Públicos, Victor Sampaio, os trabalhos realizados visam preparar o cemitério para receber a visita de milhares de pessoas que vão até o local prestar homenagens a seus entes queridos. “Queremos que os familiares que vêm visitar os túmulos e prestar suas homenagens a um parente ou amigo que se foi, encontrem aqui um local limpo e ordenado, pois acreditamos que isso também contribui para confortar as pessoas em um momento tão delicado” – disse o secretário.  

 

Segundo a direção do cemitério, dois cultos serão realizados no local pela Igreja Peniel no Dia de Finados. O primeiro deles acontecerá às 9h e o segundo às 15h. Além disso, membros da igreja também estarão no local durante todo o dia fazendo a distribuição de folhetos e oferecendo palavras de conforto aos visitantes.  

 

Trânsito e ambulantes 

 

De acordo com o comando da Guarda Municipal, uma equipe formada por oito agentes estará de plantão nas imediações do Cemitério Municipal Senhor dos Passos durante todo o Dia de Finados. Além de orientar motoristas e pedestres, e evitar estacionamentos irregulares, os guardas também vão coibir a ação de “flanelinhas”. Já a Divisão de Fiscalização de Posturas destinará para o local quatro fiscais que trabalharão nas imediações do cemitério durante todo o dia.  

 

Finados Cultural  

 

Os familiares quem forem prestar suas homenagens a seus entes queridos também poderão visitar a exposição Finados Cultural, montada pelo Arquivo Histórico do Município, na capela localizada no interior do cemitério. A exposição, composta por fotografias e textos, conta como eram feitos os sepultamentos no município no início do século XIX, quando os mortos com maior poder aquisitivo eram enterrados dentro da Igreja Matriz, e as pessoas mais pobres na área externa, juntamente com os suicidas. Além disso, a exposição também conta como era feito o sepultamento de índios e escravos, e relembra a morte de personalidades, como a do ex-presidente Juscelino Kubitschek, que faleceu vítima de um acidente de trânsito na Rodovia Presidente Dutra, perto do distrito de Engenheiro Passos, em agosto de 1976.  
 
O objetivo da iniciativa, segundo o diretor do Arquivo Histórico Municipal, Claudionor Rosa, é utilizar o Dia de Finados para contar um pouco da história do município, além de relembrar curiosidades do Cemitério Municipal Senhor dos Passos, onde estão sepultados pessoas famosas na cidade como o ex-deputado e médico Oliveira Botelho, que dá nome à principal praça da cidade; Luiz Pistarini, poeta e autor da letra do Hino de Resende; Tácito Vianna Rodrigues, engenheiro responsável por diversas obras da cidade, como a ponte que liga os bairros Centro e Campos Elíseos; e Nhô Mané, radialista que criou um estilo próprio de apresentação de programas sertanejos, que inspirou e ainda inspira muitos profissionais.      
 
A mostra, que poderá ser visitada nos dias 1º e 2 de novembro, das 9 às 17h, será aberta nesta quinta-feira, dia 1º, às 9h da manhã. 

 

 

 

 

 

Palavras chaves: Cemitério
Compartilhar

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Mapa do site

© Copyright 2024. Todos os direitos reservados.

AM4 - Inteligência Digital de Resultados