19/05/2009

Reabertura do IML: uma das ações do gabinete de Ordem Pública

Prefeitura participa de conferência sobre segurança

Crédito: Wagner Alves

Presidido pelo prefeito José Rechuan (DEM), o GGIOP (Gabinete de Gestão Integrada de Ordem Pública do Município de Resende) participará da Iª Conferência Livre, que será realizada nos dias 27, 28 e 29 de maio, em Macaé, na região norte fluminense. O diretor de Ordem Pública da Prefeitura, José Antônio dos Santos (Ed Murph) vai representar Resende no encontro, que reunirá representantes de vários municípios do Estado do Rio de Janeiro.  A reunião vai ser preparatória para a Iª Conferência Nacional de Segurança Pública, cuja realização ocorre no mês de agosto, em Brasília.

O representante de Resende fará parte de uma mesa de debates, no dia 29, às 14 horas, através da qual apresentará o trabalho realizado pela Prefeitura na área de prevenção contra a violência.

Ed Murph lembra que o Gabinete de Gestão Integrada de Ordem Pública de Resende ganhou projeção na mídia durante os primeiros meses da administração do prefeito José Rechuan, principalmente devido às ações que resultaram na conquista de um Posto de Polícia Técnica em Resende, cuja obra começa nos próximos meses em uma área cedida pela Prefeitura; na decisão de reabrir provisoriamente o posto do IML no bairro Alto dos Passos até a construção da nova sede do Instituto em Resende e na chegada de um veículo “rabecão” na cidade, ocorrida semana passada.

- É preciso enfatizar ainda que, no atual governo municipal, o GGIOP voltou a ser atuante, o que tem sido muito importante para a população de Resende, pois o Ministério da Justiça, por exemplo, só faz convênios onde este segmento esteja organizado e desenvolva ações na área de segurança pública – disse o diretor.

REUNIÕES SEMANAIS - O Gabinete de Gestão Integrada de Ordem Pública (GGIOP) faz parte do Plano Municipal de Ordem Pública e se reúne mensalmente. Estes encontros contam com a participação de representantes das comunidades e de autoridades de todas as esferas do Poder Público, tendo o objetivo de receber e encaminhar as reivindicações da população, acompanhando ainda as soluções dadas pelas autoridades aos problemas apresentados.

Na primeira reunião do GGIOP deste ano, por exemplo, a retomada do funcionamento do IML em Resende foi o tema principal. O encontro ocorreu no dia 12 de fevereiro, no gabinete do prefeito José Rechuan. No mesmo encontro, as Polícias Militar e Civil receberam um pedido para que reforçassem as ações de combate ao tráfico de drogas. Na semana passada, o comando do 37º BPM (Batalhão de Polícia Militar) divulgou um balanço das ações realizadas com o objetivo de combater o comércio ilegal de drogas na cidade.

Na foto, a diretora regional de Polícia Técnica, Flávia Gonçalves, e o diretor de Ordem Pública, José Antônio (Ed Murph) numa reunião para discutir a reabertura do IML em Resende.
Palavras chaves: ENCONTRO ESTADUAL