22/10/2018

PREFEITURA LEVA VACINAÇÃO PARA CRECHES DO MUNICÍPIO

Iniciativa visa colocar a caderneta de vacinação das crianças com até dois anos em dia e prevenir doenças como o sarampo e a meningite, entre outras

PREFEITURA LEVA VACINAÇÃO PARA CRECHES DO MUNICÍPIO

Crédito: Carina Rocha

A Prefeitura de Resende, através da Secretaria Municipal de Saúde, está desenvolvendo uma nova estratégia para colocar em dia o calendário vacinal das crianças com até dois anos de idade. Além de realizar as campanhas de imunização e de disponibilizar as vacinas em todas as unidades de saúde e também no Centro Municipal de Imunização, a Secretaria iniciou, na semana passada, a vacinação das crianças com até 24 meses, que frequentam as Creches e os Centros Municipais de Educação Infantil (CEMEIs).

A estratégia, que já percorreu em 10 unidades escolares espalhadas pela cidade, terá continuidade esta semana, beneficiando outras quatro unidades de ensino. Nesta terça-feira, dia 23, por exemplo, a imunização será feita nas Creches Municipais Novo Surubi, Pedacinho do Céu (Paraíso) e São Vicente de Paula (Cidade Alegria). Já na quarta, 24, a ação beneficiará os alunos da Creche Municipal Vicentina.

De acordo com a superintendente municipal de Atenção Básica, Cácia Osório, a decisão de levar a imunização até às creches e centros de educação infantil, visa prevenir doenças graves que podem ser contraídas tanto na infância, como a poliomielite, como na fase adulta, como sarampo, caxumba, meningite, tuberculose, rubéola e hepatite, entre outras. A vacinação, feita por agentes da Secretaria de Saúde que são deslocados até as unidades, é realizada na hora da saída das crianças e sempre na presença dos pais ou responsáveis.

A superintendente conta que, antes de iniciar a estratégia, os responsáveis pelos alunos foram informados sobre os objetivos da ação, através dos professores de cada unidade. E para que tudo seja feito da forma correta, no dia marcado para a aplicação das doses, os pais precisam enviar a caderneta de vacinação das crianças, onde são observadas quais as vacinas estão em atraso e feita a imunização no horário de saída dos pequenos estudantes.

- Tudo é feito com o mais absoluto rigor e somente a criança que apresenta a caderneta é vacinada, sempre com o consentimento dos pais ou responsáveis – explica Cácia, frisando que a aplicação das doses na saída do aluno da creche leva em consideração o fato de que, neste momento, ele estará junto com o responsável, além da criança já estar indo para casa, pois algumas vacinas podem dar reação, como febre, por exemplo.

A Secretaria Municipal de Saúde ressalta ainda que, quando as unidades de ensino ficam muito próximas aos Postos de Saúde, como é o caso das Creches Ângela Maria de Lima (Fazenda da Barra I), Jardim Primavera, José Roberto Sampaio (São Caetano), Morro do Cruzeiro, Parque Embaixador e Rubens da Silva Lamin (Engenheiro Passos), que são praticamente vizinhas aos postos, os pais são encaminhados para a unidade de saúde, onde já existe toda uma estrutura preparada para realizar o procedimento.

Em Resende, o número total de crianças entre zero e dois anos de idade, que é o público alvo da estratégia de vacinação implantada pela Secretaria de Saúde, é de 1.700 crianças, e a medida foi adotada após o próprio Ministério da Saúde ter verificado que a cobertura vacinal neste segmento, em todo o pais, está abaixo do esperado. “A baixa procura pelas vacinas indicadas para esta faixa etária ocorre por vários motivos. Um deles é o fato de não haver registro dessas doenças no Brasil nos últimos anos, como é o caso da pólio. Mas é importante lembrar que esta conquista foi alcançada justamente em função da realização das campanhas de vacinação, daí a importância de mantermos este calendário em dia” – explica Cácia.

De acordo com o Ministério da Saúde, as vacinas indicadas para as crianças com até dois anos de idade são: BCG (contra a tuberculose), Hepatite B e Hepatite A, VIP (que imuniza contra a poliomielite), Penta (contra difteria, tétano e coqueluche), Pneumo (contra meningite, pneumonia e otite, entre outras doenças causadas pelo pneumococo), Rota (previne diarreia provocada pelo rotavírus), Meningo (contra a infecção meningocócica), Febre Amarela, Triviral (contra sarampo, rubéola e caxumba), Varicela e DPT (previne difteria, tétano e coqueluche).

Palavras chaves: Vacinação