06/03/2009

Projeto vai atender 500 pessoas com mais de 50 anos

Prefeitura lança Programa 3ª Idade Ativa

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

Moradores de Resende com mais de 50 anos terão, a partir desta segunda-feira (09), uma alternativa importante para cuidar do corpo e da mente. É o Programa 3ª Idade Ativa que vai atender cerca de 500 pessoas em 15 bairros com atividades físico-recreativas, sócio-culturais, educativas e de prevenção da saúde. A iniciativa tem o apoio da UNIMED.

Segundo a presidente do EDUCAR (Instituto de Educação do Município de Resende), Bianca Pena, o programa está inserido entre as ações da administração do prefeito José Rechuan (DEM) visando valorizar este segmento importante da população do município. Ela explica que, com exceção da idade, não há nenhuma exigência para participar das atividades.

- O programa 3ª Idade Ativa vai funcionar sobre quatro pilares: acompanhamento médico, atividade física englobando avaliação funcional, orientação nutricional e assistência psicológica. Para tanto, a iniciativa contará com apoio de assistentes sociais, nutricionistas, professores de Educação Física, médicos e psicólogos – informa Bianca.

As atividades acontecerão inicialmente em 18 núcleos situados nos seguintes bairros: Fazenda da Barra I, Fazenda da Barra II, Fazenda da Barra III, Paraíso, Morro do Cruzeiro, Vila Santa Isabel, São Caetano, Vila Vicentina, Jardim Jalisco, Vila Julieta, Baixada Olaria, Itapuca, Toyota, Cidade Alegria e Surubi Velho. Os horários variam de acordo com cada unidade. As atividades vão ser totalmente gratuitas.

- Se o idoso morar em um bairro que não possui um núcleo, ele poderá se dirigir à unidade mais próxima para ter acesso às atividades do programa. Neste caso, será preciso apenas preencher um questionário, procedimento este que vai garantir a ele todos os benefícios do programa. É importante dizer também que, para se inscrever, a pessoa interessada não precisa estar participando de nenhuma atividade em algum Centro de Convivência da Terceira Idade do Município – declara.

COLÔNIA DE FÉRIAS – Com o lançamento deste programa para a terceira idade, o atual governo do Município torna realidade, nos três primeiros meses do ano, mais uma iniciativa voltada à este segmento da população. Em fevereiro, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Solidariedade, a Prefeitura promoveu uma colônia de férias para centenas de idosos no antigo CIEP do Manejo, oferecendo-lhes também diversas ações recreativas, educativas e culturais.
Palavras chaves: VALORIZAÇÃO DOS IDOSOS