11/06/2019

PREFEITURA INICIARÁ TRABALHO COM GRUPOS ANTITABAGISMO EM CINCO POSTOS

Itapuca, São Caetano, Paraíso, Liberdade e Centro terão encontro inicial no fim deste mês

PREFEITURA INICIARÁ TRABALHO COM GRUPOS ANTITABAGISMO EM CINCO POSTOS

Crédito: Gleisiani Carvalho

Abandonar o vício pode ser um grande desafio para fumantes, principalmente nos casos em que o indivíduo não recebe o devido suporte. Em Resende, no entanto, essas pessoas têm uma importante ajuda da Prefeitura, através do Programa Municipal de Combate ao Tabagismo. Só este mês, cinco novos grupos de apoio serão iniciados nos bairros Itapuca, Centro, São Caetano, Paraíso e Liberdade.

De acordo com a coordenadora do programa, Alessandra Clume, é fundamental o comparecimento no encontro inicial dos grupos, para que seja feita a ‘Anamnese’, uma entrevista com o objetivo de avaliar o histórico de saúde, o grau de dependência e a história tabagística de cada participante. Esses encontros acontecerão, respectivamente, no dia 24 (Itapuca), 25 (Posto de Saúde do Estado - Centro), 27 (USF São Caetano e na Sede no Programa, no Paraíso) e 28 (USF Liberdade).

Para o primeiro encontro, é fundamental ter em mãos documento de identidade, cartão SUS e comprovante de residência. A coordenadora ainda faz dois lembretes importantes: não é necessário morar no bairro de escolha para iniciar o tratamento e após a entrevista inicial não será possível integrar novos participantes. Por isso, é de extrema importância que todos estejam cientes a tempo de comparecer à primeira reunião.

Os grupos são organizados com apoio das equipes de saúde das unidades envolvidas, incluindo enfermeiros, médicos, dentistas, Agentes Comunitários de Saúde e a coordenadora do programa. Além disso, uma psicóloga também auxilia no Programa. Tal profissional atua em casos necessários, constatados após a avaliação e o encaminhamento de algum profissional que acompanha o tratamento.

No início do tratamento, os grupos se reúnem semanalmente e, depois de um período de evolução, os encontros passam a ser quinzenais. A previsão aproximada para alta do tratamento, segundo a coordenadora do programa, é de cerca de três meses. Grande parte das pessoas abandona o consumo na segunda sessão estruturada, que acontece no terceiro encontro do tratamento.

As equipes trabalham com muita paciência e dedicação para mudar a vida de fumantes, com objetivo de garantir mais qualidade de vida a cada um deles. Tarefa que, de acordo com Alessandra, termina com um saldo extremamente positivo na vida dos indivíduos e da própria equipe.

- É gratificante! Quando iniciamos novos grupos, é contagiante entre os profissionais a empolgação por entender a situação de cada pessoa que vem até nós, de saber como vamos poder ajuda-los e vencer junto deles os desafios para ter uma nova vida, mais saudável e proveitosa. O mérito é de cada um deles, mas poder participar de cada história e auxiliar durante esse processo de deixar a dependência é muito gratificante – diz a coordenadora.

Os interessados em fazer a inscrição devem entrar em contato com o Programa Municipal de Combate ao Tabagismo, através do número 3354-0363. O atendimento por telefone ou na sede do programa, na Rua Abílio Godoy, número 127, bairro Paraíso, acontece de segunda à sexta de 7h30 às 11h e das 13h às 16h.

Cronograma Completo

Segunda-feira (24/6) - USF Itapuca: 9h