Obras e Serviços Públicos

16/01/2019

PREFEITURA INICIA SEGUNDA ETAPA DAS OBRAS NO JARDIM DO SOL

Intervenção chegou à Rua Netuno nesta terça feira, com limpeza de valas e levantamento topográfico

PREFEITURA INICIA SEGUNDA ETAPA DAS OBRAS NO JARDIM DO SOL

Crédito: Arquivo PMR

A Prefeitura iniciou hoje, dia 15, a etapa final das obras de urbanização da estrada de acesso ao bairro Jardim do Sol. A intervenção, aguardada há mais de 15 anos pela população, chegou ao sistema de drenagem da Rua Netuno para por fim nos problemas enfrentados pelos moradores. Os mesmos conviviam, até então, com excesso de poeira durante o inverno, com lama e muitos buracos durante o verão. Essa combinação deixava o acesso praticamente intransitável, além de causar prejuízos aos moradores.

Iniciadas no segundo semestre de 2018, as obras contemplaram primeiro a Avenida Jefferson Geraldo Bruno. O local recebeu um sistema de drenagem, para recolhimento da água das chuvas, com cerca de 840 metros de extensão, com o objetivo de sanar o problema do acúmulo de água que causava muitos transtornos à população.

Além da drenagem, aproximadamente dois mil metros de meio fio foram colocados ao longo da via e o local recebeu a implementação de grama para talude, responsável por fortalecer e proteger o solo contra a ocorrência de erosões. A avenida aguarda ainda o acabamento do revestimento asfáltico, que será finalizado nas próximas semanas.

Na manhã desta terça-feira, as equipes foram deslocadas para a Rua Netuno, dando início à revitalização do sistema de drenagem. Uma equipe de topografia acompanha passo a passo as ações realizadas no local para dar suporte técnico. A primeira atividade realizada no local é a limpeza das valas que, posteriormente, darão início a abertura para colocação das novas manilhas do sistema de drenagem.

Economia possibilitou obras

Orçada em mais de R$ 3 milhões, a realização da obra só foi possível porque a Prefeitura implantou ao longo dos últimos meses um programa de reestruturação das finanças municipais, com a adoção de medidas que vão desde a redução de gastos com novos contratos, como é o caso dos serviços de limpeza urbana, até a diminuição dos números de secretarias e de cargos comissionados.

Ao todo, serão mais 300 metros de tubulação instalados na extensão da via, com a utilização de manilhas de 1500 milímetros, que já chegaram ao local. De acordo com a Secretaria de Obras e Serviços Públicos, a segunda etapa da intervenção terá a duração de aproximadamente 90 dias, estando sujeitas também as condições climáticas, uma vez que a chuva pode interromper o andamento dos serviços.

Palavras chaves: Jardim Do Sol