Obras e Serviços Públicos

03/07/2018

PREFEITURA INICIA OBRAS NO JARDIM DO SOL

Depois de 15 anos de espera, via que dá acesso ao bairro receberá obras de drenagem e pavimentação. Trabalhos foram iniciados nesta terça-feira, dia 3.

PREFEITURA INICIA OBRAS NO JARDIM DO SOL

Crédito: Carina Rocha

A Prefeitura de Resende iniciou nesta terça-feira, dia 3, uma obra aguardada há mais de 15 anos pelos moradores do Jardim do Sol: a urbanização da estrada de acesso ao bairro, que inclui a realização de obras de drenagem e pavimentação em toda a via. Há anos, a comunidade reivindica a realização das obras, que vão colocar um ponto final nos problemas enfrentados pelos moradores, que têm que conviver com o excesso de poeira durante o inverno e com a lama e muitos buracos durante o verão, o que deixa o acesso praticamente intransitável, além de causar prejuízos aos moradores.

Paralisada na gestão passada, a obra será executada através de uma parceria com o Governo Federal, por meio da Caixa Econômica Federal. De acordo com a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, os trabalhos serão iniciados com a instalação do sistema de drenagem para recolhimento da água das chuvas. No total serão instalados cerca de 750 metros de tubulação, com tubos de 1.500 milímetros. Após esta etapa, fundamental para garantir a qualidade do serviço, será feita a colocação de 12,5 mil metros quadrados de asfalto, beneficiando toda a extensão da via.

O trecho que dá acesso ao bairro, a Avenida Jefferson Geraldo Bruno, paralela à Via Dutra, recebe um fluxo de cerca de quatro mil pessoas todos os dias e a retomada das obras também vai beneficiar, além dos moradores que transitam no local com seus carros particulares, os veículos que fazem o transporte escolar, os ônibus que atendem a comunidade e os caminhões que fazem a limpeza e o recolhimento de lixo no bairro.

Outro ponto importante que também será beneficiado com a execução da obra é a segurança de quem transita no local. Atualmente, em função da via ser de terra batida, o solo, que já é desnivelado, fica bastante escorregadio no período das chuvas, o que faz com que os carros deslizem ao circular no local, podendo provocar acidentes. Além disso, o grande número de buracos existentes ao longo da estrada também provoca quebra dos carros, causando prejuízos aos motoristas, que ainda ficam expostos à possibilidade de assaltos.

Orçada em mais de R$ 3 milhões, a realização da obra, segundo o prefeito Diogo Balieiro Diniz, só está sendo possível porque a Prefeitura implantou ao longo dos últimos meses um programa de reestruturação das finanças municipais, com a adoção de medidas que vão desde a redução de gastos com novos contratos, como é o caso dos serviços de limpeza urbana, até a diminuição dos números de secretarias e de cargos comissionados.

- A retomada desta obra, que é a mais antiga reivindicação dos moradores do Jardim do Sol, era um compromisso do nosso governo com esta comunidade e, por isso, não medimos esforços até conseguir tirá-la do papel. Sabemos que muitas famílias, que se esforçaram para comprar suas casas aqui, já estavam desistindo de morar no bairro e colocando seus imóveis à venda. Hoje, queremos dizer a cada um deles, que isso não será mais necessário. Que estamos aqui para levar esta obra adiante e devolver aos moradores o seu direito de ir e vir com segurança e conforto – disse o prefeito.

Além da drenagem e pavimentação da Avenida Jefferson Geraldo Bruno, que será executada na primeira etapa, o projeto de melhoria no Jardim do Sol prevê também, numa segunda fase, a realização de reparos até a Rua Netuno.

Palavras chaves: Obras