12/09/2019

PREFEITURA INICIA NOVO SERVIÇO DE ODONTOLOGIA HOSPITALAR PARA PACIENTES DA UTI

Objetivo é prevenir infecções que podem interferir na evolução dos pacientes, no Hospital Municipal de Emergência

PREFEITURA INICIA NOVO SERVIÇO DE ODONTOLOGIA HOSPITALAR PARA PACIENTES DA UTI

Crédito: Carina Rocha

Em agosto de 2019, a Prefeitura de Resende iniciou mais uma modalidade de serviço prestado à população, através da Superintendência Municipal de Saúde Bucal, vinculada à Secretaria Municipal de Saúde. Agora, pacientes que estão nos leitos da UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital Municipal de Emergência Henrique Sergio Gregori terão acesso a um atendimento odontológico para a prevenção de infecções bucais e outras complicações.

Esta é mais uma novidade do programa de saúde bucal do município, que já havia sido premiado pelo Conselho Nacional de Odontologia, em 2018, como o terceiro melhor do Brasil. Na ocasião, o prefeito Diogo Balieiro Diniz destacou que a conquista reforça a política de saúde integral adotada pela atual gestão.

De acordo com o superintendente de Saúde Bucal, Flávio Monteiro de Barros, o serviço é prestado por profissionais que possuem habilitação em odontologia hospitalar. O corpo de profissionais passa pelos 10 leitos da UTI para oferecer o atendimento em todos os pacientes que passam pelo setor, verificando as necessidades de cada um deles.

O plano de atendimento tem início com um exame físico intra e extra oral, no qual são observadas a existência ou não de sangramentos, alteração de coloração das mucosas, úlceras, condição dos dentes presentes, quantidade e qualidade da saliva, halitose, traumatismos, acúmulo de biofilme, entre outros serviços. Após esta avaliação, feita pelo cirurgião dentista, o tratamento clínico é planejado e executado pela equipe.

Entre os procedimentos mais comuns ao tratamento estão as aspirações das secreções bucais e orofaríngeas, remoção de placa bacteriana, coágulos e outros problemas, escovação dentária, hidratação e umidificação dos lábios e mucosa bucal, tratamentos cirúrgicos, entre outros. Todos os serviços listados, de acordo com o superintendente, são fundamentais para a manutenção da saúde dos pacientes.

- É muito importante a realização de um serviço odontológico preventivo, afinal os pacientes acamados podem ter infecções bucais e outros problemas que podem acarretar na evolução de doenças, como a disseminação de microrganismos da cavidade bucal para as vias respiratórias inferiores – destacou Flávio.

O atendimento reforça ainda mais a qualidade do serviço público odontológico oferecido em Resende, que vem sendo premiado pela qualidade e abrangência.

Palavras chaves: Odontologia Hospitalar; UTI