Obras e Serviços Públicos

31/10/2018

PREFEITURA INICIA MANUTENÇÃO DOS SISTEMAS DE DRENAGEM E PAVIMENTAÇÃO DO JARDIM ALIANÇA

Medida vai acabar com os alagamentos e os buracos que há anos incomodam os moradores do bairro

PREFEITURA INICIA MANUTENÇÃO DOS SISTEMAS  DE DRENAGEM E PAVIMENTAÇÃO DO JARDIM ALIANÇA

Crédito: Carina Rocha

A Prefeitura de Resende, através da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, deu início nesta quarta-feira, dia 31, ao trabalho de limpeza e manutenção do sistema de drenagem dos bairros Jardim Aliança I e II. A ação visa prevenir a retenção de água e a formação de alagamentos no período de chuvas, além de recuperar as ruas, que estão há anos sem nenhum tipo de manutenção. O trabalho, que envolverá máquinas de grande parte, topógrafos, engenheiros e calceteiros, deverá se estender por cerca de um mês.

De acordo com o secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Victor Sampaio, a população que reside na região do Acesso Oeste vem sofrendo, há anos, com a retenção de águas das chuvas na porta de suas casas, causada pela ineficiência do sistema de drenagem. O problema, segundo o secretário, também prejudica o solo, que está se deteriorando, além de causar o acúmulo de resíduos na rede drenagem.

- Há anos, as famílias do Jardim Aliança enfrentam, durante o período de chuvas, os transtornos causados pelo alagamento das vias, sendo que muitas vezes esse volume de água acaba entrando pelas residências, danificando móveis e até transmitindo doenças aos moradores. Para solucionar o problema, vamos abrir o solo, identificar o que está prejudicando o sistema de drenagem, realizar a manutenção e depois recuperar toda a extensão de intertravados nos bairros - disse o secretário.

Para executar o serviço, a equipe trabalhará em parceria com uma empresa privada, que irá disponibilizar maquinário e material para que operadores e técnicos da Prefeitura, topógrafos e engenheiros, atuem no local. Além disso, uma máquina retroescavadeira e um caminhão caçamba também são utilizados no trabalho, que começa com a limpeza das caixas receptoras de águas pluviais, seguido da técnica de hidrojateamento. Em alguns casos, também será feita a sucção da rede para retirar os resíduos mais persistentes.

Além dos bairros Jardim Aliança I e II, outros locais já foram beneficiados pela manutenção da rede de drenagem, como o Campos Elíseos, Manejo e a Vila Julieta, entre outros. Já a iniciativa de recuperar os pisos intertravados, foi executada nos bairros Jardim Tropical e Elite, e chegará, em breve, ao Manejo, Ipiranga, Jardim Brasília II e o Campo Belo, na região da Fazenda da Barra II, entre outros.

Palavras chaves: Drenagem Pavimentação