13/03/2019

PREFEITURA INICIA CAMPANHA DE EXAMES PREVENTIVOS 2019

Neste sábado, dia 16, 15 unidades de saúde estarão funcionando de 8h às 16h, para o atendimento às mulheres

PREFEITURA INICIA CAMPANHA DE EXAMES PREVENTIVOS 2019

Crédito: Gleisiane Carvalho

A Prefeitura de Resende iniciará neste sábado, dia 16, a campanha de exames preventivos contra o câncer de colo do útero e de mama, após o sucesso de 2018. No ano passado, o governo municipal estendeu as ações de saúde realizadas na campanha Outubro Rosa, entre os meses de julho e dezembro. Os mutirões dos exames, que começaram três meses antes do período comemorativo e terminaram um mês depois, resultaram no atendimento de 1.971 mulheres. Durante todo o ano de 2018, segundo dados do Ministério da Saúde, foram contabilizados 8.760 atendimentos no município, incluindo exames feitos nos serviços prestados regularmente e na campanha. Com o objetivo de ampliar o número de exames preventivos feitos na rede pública da cidade, a Prefeitura está promovendo a segunda edição da mobilização em prol da saúde feminina.

Conforme ocorreu na edição passada, os mutirões serão desenvolvidos quinzenalmente. Neste sábado, entre 8h e 16h, serão contempladas 15 unidades de saúde. São elas: as unidades de Programa de Saúde da Família (PSF) Barra II, Morada da Barra, Liberdade, Cabral II, Engenheiro Passos, Vicentina, Novo Surubi, Serrinha, Morro do Cruzeiro, Itapuca, Nova Alegria e Baixada da Olaria; as Unidades Básicas de Saúde (USB) Primavera e Alegria; e a Clínica da Família.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Tande Vieira, o público-alvo da campanha são mulheres com a faixa etária de 25 a 64 anos, principalmente, as que trabalham fora durante a semana.

— Todas as mulheres devem realizar periodicamente, os exames ginecológicos de rotina. O papanicolau é um teste de rotina feminino baseado em uma análise citopatológica, que serve para detectar o câncer de colo do útero, entre outras doenças. Também será feito o exame físico das mamas. Já a mamografia é recomendada para mulheres a partir de 50 anos de idade, após o rastreamento. Lembrando que, se houver indicação médica, a mamografia é realizada em qualquer idade. A campanha é voltada, especialmente, para aquelas que trabalham durante a semana, e acabam adiando os exames médicos. O foco é a faixa etária das mulheres que têm vida sexual mais ativa. O câncer de mama, por exemplo, está no topo da lista dos tumores mais frequentes entre as brasileiras. O diagnóstico precoce aumenta a chance de cura – salientou.

O secretário acrescentou que 28 unidades estão envolvidas nos mutirões quinzenais. As próximas datas e localidades contempladas serão divulgadas pela Prefeitura.

Conheça os tipos de câncer

O câncer do colo do útero, conhecido também como câncer cervical, é provocado pela infecção persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano - HPV (denominados oncogênicos). Conforme dados recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca), ligado ao Ministério da Saúde, com exceção do câncer de pele não melanoma, este é o terceiro tumor maligno mais recorrente na população feminina (atrás do câncer de mama e do colorretal). Além disso, é a quarta causa de morte de mulheres por câncer no País.

Já o câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células. Este tipo de câncer é o mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma, correspondendo a aproximadamente 25% dos casos novos a cada ano. No Brasil, esse percentual é de 29%. Excluído o câncer de pele não melanoma, é o mais frequente nas mulheres das regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste. O câncer de mama também acomete homens, representando apenas 1% do total de casos da doença.

Palavras chaves: Mutirão; Preventivos