Obras e Serviços Públicos

03/09/2018

PREFEITURA FAZ LIMPEZA DO SISTEMA DE DRENAGEM PARA PREVENIR ALAGAMENTOS NO VERÃO

Bairros Campos Elíseos e Vila Julieta foram contemplados neste domingo

PREFEITURA FAZ LIMPEZA DO SISTEMA DE DRENAGEM  PARA PREVENIR ALAGAMENTOS NO VERÃO

Crédito: PMR - Divulgação

A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, iniciou, semana passada, um trabalho de limpeza do sistema de drenagem, beneficiando diversas ruas da cidade. O serviço, feito principalmente durante os finais de semana quando o número de carros estacionados nas ruas é bem menor que durante a semana, tem um caráter preventivo e visa deixar as redes coletoras totalmente limpas para enfrentar o período das chuvas, sem a ocorrência de alagamentos. O trabalho é feito por uma equipe composta por sete funcionários que está percorrendo os pontos de maior movimento aos sábados e domingos.

Para a realização da limpeza, a equipe conta com dois caminhões hidrojatos, que são extremamente eficientes neste tipo de serviço e facilitam muito o trabalho de desobstrução das redes. Além disso, uma máquina retroescavadeira e um caminhão caçamba também são utilizados no trabalho, que começa com a limpeza das caixas receptoras de águas pluviais, seguido da técnica de hidrojateamento. Em alguns casos, também é feita a sucção da rede para retirar os resíduos mais persistentes. O mesmo processo de limpeza foi realizado em 2017 beneficiando quase cinco mil caixas receptoras situadas em vários bairros.

De acordo com o Secretário de Obras, Victor Sampaio, apesar da limpeza já ter sido realizada em 2017, a equipe está refazendo o trabalho em alguns pontos onde há grande concentração e circulação de pessoas, como é o caso dos bairros Campos Elíseos e Manejo.

- É de extrema importância agirmos preventivamente para evitarmos que a população sofra com alagamentos durante o verão. Existem alguns pontos da cidade em que o acúmulo de resíduos pode até atingir residências e estamos trabalhando justamente para que isso não aconteça. Além da prevenção, a desobstrução também é importante para manter a rede em bom estado, o que é fundamental para que o escoamento da água seja eficiente – explica o Secretário.

Além de Campos Elíseos, neste domingo, 2 de setembro, a equipe atuou na Avenida Coronel Mendes, no Manejo, e na Padre José Sandrup, no bairro Vila Julieta. Já nesta segunda-feira, dia 3, os esforços estão concentrados nos bairros Jardim Aliança I e II. Nos próximos dias, o serviço chegará à Morada da Montanha e Jardim D’Oeste.

Palavras chaves: Limpeza