23/01/2009

Prefeitura fará contratação de emergência para o transporte escolar

Secretaria realiza recuperação das escolas

Prefeitura fará contratação de emergência para o transporte escolar

Com o objetivo de garantir o transporte dos alunos a partir de fevereiro, quando começa o ano letivo nas escolas da rede municipal de ensino, a Prefeitura, através da Secretaria de Desenvolvimento Humano e Fraternidade, vai contratar, em caráter emergencial, 13 ônibus e 18 kombis. A medida foi anunciada esta semana pelo titular da pasta, professor João Duarte.

O sucateamento da frota do setor da Educação está entre os problemas principais encontrados pela administração do prefeito José Rechuan (DEM), daí a decisão da Secretaria em realizar a contratação emergencial. Este ano, 1.169 estudantes vão ser atendidos pelo sistema de transporte escolar da Prefeitura.

- Além da frota municipal que transportava os alunos estar totalmente sem condições de uso, os contratos com veículos que complementavam o serviço foram encerrados no final do ano passado. A contratação emergencial foi a solução encontrada pelo novo governo e também faz parte das ações realizadas com o objetivo de assegurar uma educação de qualidade aos estudantes da rede municipal – disse o secretário, acrescentando que o Município já iniciou os procedimentos visando recuperar a frota sucateada.

Outra medida adotada recentemente pela Prefeitura com o objetivo de preparar as escolas para a volta às aulas foi o início da recuperação das escolas municipais. A princípio, estes trabalhos consistem em serviços de limpeza, capina, roçada e poda de árvores, mas um engenheiro da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, Infra-Estrutura e Segurança está percorrendo as unidades de ensino para identificar os reparos que precisam ser feitos rapidamente nas redes elétrica e hidráulica e no telhado. Esta vistoria já constatou, por exemplo, que em várias escolas existem infiltrações, telhas quebradas e espaços inadequados para abrigar os alunos.

A situação mais crítica foi encontrada na Escola Municipal Campo Alegre (Visconde de Mauá). O prédio está destelhado, com profundas rachaduras nas paredes, além de galhos de árvores espalhados ao redor de toda a escola. Sem condições de funcionamento e também sem tempo hábil para concluir as obras de recuperação até o início das aulas, os alunos deverão ser transferidos para o salão comunitário localizado ao lado da unidade, até que a reforma da escola seja encerrada.

Outro grande problema encontrado foi na Escola Municipal Jardim das Acácias (Fazenda da Barra II), onde todo o telhado vai terá que ser substituído. As infiltrações e a instalação hidráulica danificada foram alguns dos problemas relacionados. No mesmo local, a Prefeitura também irá ampliar o acesso à pré-escola para melhorar a circulação dos alunos e a integração com os outros espaços.

Já a Escola José Roberto Sampaio, no São Caetano, continuará funcionando provisoriamente no CIEP 342, localizado no mesmo bairro, até a conclusão da reforma do telhado que desmoronou após uma tempestade ocorrida no final do ano passado.

OUTRAS MELHORIAS - De acordo com Arnaldo José de Lima, diretor administrativo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Fraternidade, a Prefeitura planeja realizar outras melhorias nas escolas, entre elas a recuperação das fachadas e a reforma dos banheiros. Ele disse, no entanto, que as respectivas direções das unidades e a comunidade escolar serão ouvidas antes “para que o Município possa definir os serviços que deverão ser feitos mais rapidamente”.

Arnaldo adiantou que as obras consideradas maiores, como adequação dos espaços, pintura interna dos prédios e troca de piso serão feitas no período das férias de julho e continuarão no segundo semestre, sem prejudicar o andamento das aulas.

Ao todo, a rede municipal de ensino tem 27 escolas na zona urbana e 15 na área rural, além de 12 creches localizadas em diversos bairros da cidade, totalizando 14.384 matriculados, de acordo com os números de dezembro do ano passado. A Escola Municipal Getúlio Vargas, na Cidade Alegria, é a maior delas, com 3.090 alunos.

Palavras chaves: EDUCAÇÃO