26/01/2009

Prefeitura fará campanha educativa na volta às aulas

Ações terão como objetivo evitar acidentes no trânsito

Prefeitura fará campanha educativa na volta às aulas

Crédito: Wagner Alves

A Prefeitura, através da Diretoria de Transporte e Mobilidade e da Divisão de Educação para o Trânsito (DET), realiza nos próximos dias 05, 06, 09, 10, 11 e 12 de fevereiro a Campanha Volta às Aulas. A campanha terá como objetivo conscientizar motoristas, ciclistas e pedestres sobre a importância do respeito às normas de trânsito como medida necessária para evitar acidentes. Os trabalhos serão realizados nas proximidades de algumas escolas de Resende localizadas em pontos de grande movimentação de veículos.

No dia 05, a campanha será realizada em frente ao Colégio Salesiano, na Avenida Marcílio Dias. Já no dia 06 as ações educativas acontecem na entrada do Colégio Anglo, que se localiza na Avenida Saturnino Braga. Nos outros dias, a programação organizada pela Prefeitura prevê o desenvolvimento da campanha nas proximidades dos Colégios Noel de Carvalho (dia 09), Rompendo o Silêncio (dia 10), Olavo Bilac (dia 11) e Oliveira Botelho (dia 12).

Segundo o diretor da Divisão de Transporte e Mobilidade da Prefeitura, Roque Cerqueira, em todos estes locais vão ser distribuídos  folhetos informativos com orientações sobre os procedimentos que devem ser tomados para garantir a segurança de motoristas e pedestres nas vias públicas. Além disso, haverá num estande do Município, através da qual a população poderá obter outras informações a respeito das normas de segurança do trânsito. O horário de realização da campanha será sempre de 11 às 13 horas.

Todos os detalhes da campanha educativa foram definidos semana passada, durante um encontro realizado no Centro Administrativo da Beira-Rio, que contou com a participação de representantes das secretarias municipais de Desenvolvimento Humano e Fraternidade (Educação) e Desenvolvimento Sustentável, Saúde e Qualidade de Vida (Saúde); Guarda Municipal; Defesa Civil do Município e diretoria de Ordem Pública.

- Além de garantir a segurança dos estudantes, acreditamos que a campanha vai conscientizar os demais pedestres e motoristas a respeito do quanto medidas simples, como atravessar na faixa de pedestres e respeitar a sinalização, podem evitar acidentes no trânsito – disse Roque.

De acordo ainda com o diretor, entre as orientações destacadas nos folhetos estarão as seguintes informações: realizar o embarque e o desembarque somente pelo lado da calçada, nunca estacionar em linha dupla, reduzir a velocidade nas proximidades das escolas, transportar crianças sempre no banco traseiro e usar sempre o cinto de segurança, inclusive no banco traseiro.

Palavras chaves: TRÂNSITO