22/01/2009

Prefeitura espera arrecadar R$ 14 milhões com cobrança do IPTU

Carnês começam a ser distribuídos no início de fevereiro

Prefeitura espera arrecadar R$ 14 milhões com cobrança do IPTU

A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Gestão Fazendária e Finanças, espera arrecadar este ano cerca de R$ 14 milhões com a cobrança do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano). Segundo o titular da pasta, Renato Viegas, os recursos provenientes do pagamento do imposto “certamente vão ajudar o governo municipal a superar as dificuldades financeiras encontradas no começo deste ano”.

Os carnês relativos ao IPTU começarão a ser distribuídos aos imóveis de Resende no início de fevereiro. Visando incentivar o pagamento do imposto em cota única, a Prefeitura vai oferecer um desconto de 15 por cento aos proprietários que fizerem o pagamento até o dia 27 de fevereiro. Já os contribuintes que optarem pelo pagamento de uma só vez até o dia 16 de março vão ter um desconto de dez por cento. Os carnês poderão ser pagos nas agências do Banco do Brasil, Caixa Econômica e Itaú ou em qualquer casa lotérica.

O secretário de Finanças lembra que a arrecadação do IPTU fica no próprio município, pois o imposto é uma das fontes principais de receita própria da Prefeitura. De acordo com ele, o montante arrecadado é aplicado diretamente pela administração municipal na realização de obras e serviços dentro da cidade.

- Isso significa que o IPTU pago pelo contribuinte retorna para ele mesmo em ações destinadas ao desenvolvimento do nosso município e à melhoria da qualidade de vida da nossa população, daí a importância de os proprietários de imóveis estarem em dia com o pagamento deste imposto – finalizou Renato.

Palavras chaves: RECURSOS