24/09/2009

Prefeitura divulga esquema de serviços para a festa

Trânsito, transporte, saúde e segurança terão esquemas especiais

Prefeitura divulga esquema de serviços para a festa

Crédito: Arquivo - ACOM/PMR

A Prefeitura divulgou hoje o esquema especial de trânsito para os seis dias da 42ª EXAPICOR (Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial de Resende), cuja realização foi programada para o período de 24 a 29 deste mês, no Parque de Exposições. A operação especial de trânsito, que pretende dar maior fluidez ao tráfego de veículos, foi planejada para começar a funcionar já na noite desta quinta-feira, 24 de setembro, desde a entrada da cidade em frente ao Rodoshopping Graal, na região do Paraíso, até o Acesso Oeste, nova alternativa de entrada ao município pela região da Grande Alegria. De acordo com o titular da Diretoria de Transporte e Mobilidade da Prefeitura, Roque Cerqueira, os ônibus de fretamento vindos de outras cidades pela Dutra em direção ao Parque de Exposições devem optar pelo Acesso Oeste. O ponto de embarque e desembarque de passageiros destinado para veículos deste tipo será nas imediações de um posto de combustíveis desativado, localizado no bairro Morada da Colina, em frente à área de realização da EXAPICOR. A mesma alternativa de acesso ao Parque de Exposições é indicada para as pessoas de outros municípios que vierem em carros de passeio. - Instalamos placas indicativas nas duas entradas da cidade com o objetivo de orientar os motoristas em direção ao local da festa do aniversário de Resende. A utilização do Acesso Oeste como alternativa de chegada ao Parque de Exposições tem como objetivo evitar os riscos de congestionamentos, principalmente nos horários de maior movimento – disse Roque. O diretor informou ainda que, sempre no período de 19 horas até o final dos shows, o tráfego no trecho entre a esquina das Avenidas Coronel Mendes e Juscelino Kubitscheck e o Parque de Exposições vai ser feito apenas no sentido Centro / EXAPICOR. Nestes horários, os motoristas que vierem do Centro e do Manejo em direção à região da Grande Alegria devem optar pela Avenida Juscelino Kubitscheck, passando pelos bairros Itapuca e Alegria Velha. Quanto aos ônibus responsáveis pelo transporte coletivo, eles farão paradas finais no Parque de Exposições visando com isso facilitar o acesso das pessoas à EXAPICOR. A medida, segundo Roque, foi repassada à direção das empresas São Miguel, Resendense e Falcão. Os ônibus urbanos vão circular até o final dos shows. SEGURANÇA – Com o apoio de cinco veículos, 47 agentes da Guarda Municipal vão auxiliar o esquema de segurança da EXAPICOR. O contingente inclui os oito guardas que trabalharão na sala de controle operando as câmeras de vigilância e os quatro agentes destinados para a escolta dos artistas desde os hotéis nos quais eles vão ficar hospedados até o palco dos shows. Já a Polícia Militar fará a vigilância ostensiva. Este ano, a PM reforçou o trabalho de segurança com o policiamento montado e a instalação de duas torres, de onde os agentes vão ter uma visão ampla de toda a área de realização da festa. SAÚDE – Duas equipes de profissionais do setor vão se revezar no plantão do Parque de Exposições para atendimentos de possíveis emergências, nos horários de 7 às 19 horas e de 19 horas às sete da manhã. Cada equipe contará com dois médicos, cinco enfermeiros, oito técnicos de enfermagem, cinco maqueiros e um auxiliar de serviços gerais.
Palavras chaves: EXAPICOR FAMÍLIA