° Minº Max

28/01/2009

Prefeitura denuncia abandono de escola na Baixada da Olaria

Rechuan determina obras de emergência na unidade

Prefeitura denuncia abandono de escola na Baixada da Olaria

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

A Escola Municipal Marieta Salles Cunha, localizada no bairro Baixada da Olaria, na região da Grande Alegria, receberá, a partir desta semana, obras emergenciais da Prefeitura visando recuperar as instalações da unidade para a volta do ano letivo, que acontece no próximo dia 04. Acompanhado pelo secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Infra-Estrutura e Segurança, engenheiro Rubens Almada, o prefeito José Rechuan (DEM) visitou a escola na manhã desta quarta-feira, dia 28, e denunciou o estado de abandono da instituição, motivo pelo qual determinou a realização dos serviços de emergência. A Marieta Salles Cunha atende mais de 400 alunos, desde o Pré I ao quinto ano do Ensino Fundamental.

- O nosso objetivo é garantir as condições necessárias de aprendizado aos alunos e de trabalho para os profissionais de ensino. Lamentamos profundamente o quadro constatado na Escola Municipal Marieta Salles Cunha. Trata-se de mais uma situação de abandono dos serviços essenciais encontrados pela nossa administração. No caso específico, a situação é mais grave ainda, tendo em vista que ele ocorre na área da Educação, um setor de fundamental importância para a construção de um futuro melhor para a nossa cidade – disse Rechuan.

Os trabalhos de recuperação da escola, segundo o secretário Rubens Almada, vão começar ainda nesta quinta-feira, dia 29 de janeiro. Os problemas verificados na unidade foram muitos. No local há muito mato e, como o espaço não se encontra cercado, a acesso de vândalos e animais acontece com facilidade. Além disso, o complexo, que também comporta uma quadra esportiva coberta sem condições de uso, tem vários pontos onde há acúmulo de água, favorecendo a proliferação do mosquito transmissor da dengue. Existe ainda a necessidade de reparos urgentes na rede hidráulica e de energia elétrica. O telhado, por sua vez, apresenta diversos vazamentos.

- A situação é, realmente, muito pior do que poderíamos imaginar.  Por isso esta escola terá da nossa parte uma atenção especial já neste início de ano, para que nossos alunos tenham um mínimo de conforto após o período de férias – salientou o prefeito.

Nos próximos dias, a Prefeitura começa também a demolir um dos prédios da escola, cuja base encontra-se totalmente comprometida, correndo risco de desabamento. Paralelo a recuperação emergencial da escola, a Prefeitura desenvolverá um projeto voltado à construção de uma creche nas dependências da unidade.

Palavras chaves: EDUCAÇÃO