Obras e Serviços Públicos

31/10/2019

PREFEITURA DE RESENDE PREPARA CEMITÉRIO MUNICIPAL SENHOR DOS PASSOS PARA DIA DE FINADOS

Espaço, que estará aberto à visitação neste sábado, dia 2, entre 7h e 18h, recebeu serviços de limpeza, capina e pintura

Crédito: Carina Rocha

A Prefeitura de Resende preparou o Cemitério Municipal Senhor dos Passos, localizado no bairro Alto dos Passos, para receber visitantes neste sábado, 2, Dia de Finados. Os trabalhos de limpeza e revitalização do local e arredores foram realizados pela Secretaria de Obras e Serviços Públicos, por meio da Superintendência de Serviços Públicos, a partir da segunda quinzena de outubro e concluídos por esta semana. O espaço, que estará aberto para visitação entre 7h e 18h, recebeu serviços de limpeza, capina, retirada de entulhos e pintura dos meios-fios e sinalização horizontal.

O secretário de Obras e Serviços Públicos, Victor Sampaio, destacou que o Cemitério Municipal recebe serviços de manutenção de limpeza periodicamente. Ele frisou que, nesta época do ano, a equipe da Superintendência intensifica os trabalhos, com o objetivo de oferecer bem-estar social e organização ao espaço, que atrairá milhares de pessoas para a visitação dos seus falecidos amigos e entes queridos.

— Os preparativos para receber a população no Dia de Finados são bastante importantes, pois a intenção é que este momento especial de homenagem aos amigos e familiares, que já partiram, aconteça em um local bem limpo e ordenado. Toda a área do cemitério, bem como túmulos e setor administrativo, devem estar dignamente preparados para maior conforto aos visitantes. Por isso, a equipe da Prefeitura desempenhou diversos serviços de ordem e manutenção, como já ocorre ao longo do ano. As pinturas das faixas horizontais e meios-fios foram reforçadas até as proximidades da Capela Mortuária, situada na Rua Senhor dos Passos, ao lado do Cemitério Municipal – acrescentou, frisando que a estimativa de público é de 20 mil pessoas este ano.

Além disso, a Guarda Civil Municipal de Resende elaborou um esquema especial, visando viabilizar maior fluidez de veículos e segurança na circulação de pedestres na via principal de acesso ao cemitério. Na data comemorativa, uma equipe de agentes será mobilizada para coordenar o trânsito e orientar a população nas imediações.

Em paralelo à visitação de costume, haverá a Exposição ‘Finados Cultural’, na Capela do Cemitério Municipal, de 8h às 17h, com entrada gratuita. O tema desta edição será alusivo ao idealizador do projeto, o historiador Claudionor Rosa, que morreu em março de 2019, aos 78 anos de idade. A mostra reunirá imagens que retratam a história do Cemitério Senhor dos Passos, além de documentos, textos, curiosidades e painel sobre a biografia do historiador. Os interessados poderão voltar ao túnel do tempo, com verbetes relacionados a personalidades enterradas no local e funerais de indígenas e da época da escravidão, podendo conhecer um pouco da origem da tradição de velório, sepultamentos e outros rituais.

Palavras chaves: Dia De Finados, Cemitério Municipal Senhor Dos Passos, Preparativos