Superintendência de Eventos

05/09/2019

PREFEITURA DE RESENDE PREPARA ÁREA DE EXPOSIÇÕES PARA MAIOR FESTA POPULAR DA REGIÃO: EXAPICOR 2019

Espaço do evento e vias de acesso estão recebendo serviços de limpeza e instalação de iluminação LED

Crédito: Gleisiane Carvalho

A Prefeitura de Resende segue com os preparativos para a realização de uma das maiores festas populares da Região Sul Fluminense: a Exapicor (Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial de Resende) 2019. O evento acontece entre os dias 27 de setembro e 6 de outubro, na Área de Exposições da cidade, no bairro Morada da Colina. A Secretaria de Obras e Serviços Públicos, por meio da Superintendência de Serviços Públicos, começou há duas semanas os trabalhos de limpeza da Área de Exposições e das vias de acesso, principalmente da Estrada Resende-Riachuelo e seus arredores. Já foram retirados 12 caminhões de mato durante a operação, que inclui serviços de capina e roçada. Além disso, houve pintura do meio-fio.

Visando ainda estabelecer mais segurança e qualidade de vida, está sendo implantado o sistema de iluminação de LED do trecho que compreende o início da Avenida Tenente-coronel Adalberto Mendes, no Manejo, seguindo pela Avenida Coronel Professor Antônio Esteves, no Campo de Aviação, e Estrada Resende-Riachuelo, até a rotatória do Acesso Oeste, próximo à Casa da Lua. A estrada corta diversos bairros, entre eles, a Morada da Colina, onde funciona a Área de Exposições. Serão instaladas 281 luminárias de variadas potências nas localidades em questão. Dentro da Área de Exposições, serão utilizadas mais 75 luminárias de LED.

O secretário de Obras e Serviços Públicos, Victor Sampaio, explicou quais são os serviços necessários para a manutenção da ordem e limpeza na Área de Exposições e redondezas, lembrando que toda a região é contemplada regularmente.

— Todo mês, a equipe da Superintendência atua na região, com o objetivo de manter a cidade limpa, bem como em outros bairros. Nas vésperas de festas promovidas na Área de Exposições, os trabalhos são intensificados. Até agora, foram realizados aproximadamente 50% dos serviços essenciais para que o local continue limpo e organizado. Devido à grande circulação de pessoas nas épocas festivas, mais lixo é gerado, portanto, há reforço na limpeza geral. A força-tarefa conta, atualmente, com 12 profissionais, que utilizam roçadeira e caminhão, entre outros instrumentos, para capina, roçada e limpeza. O meio-fio também está sendo revitalizado com pintura. Os serviços prosseguem até o término da Exapicor – frisou.

O secretário complementou que o espaço da mega festa e as vias principais de acesso estão ganhando mais destaque com a nova iluminação, que proporcionará benefícios à população de forma definitiva.

— O governo municipal investiu na troca da iluminação para LED, que deixa o ambiente mais claro, seguro e atrativo. As lâmpadas de LED resultam em uma economia de 50% em média. O sistema de iluminação mais moderno e econômico já está em fase de implantação em vários pontos da Avenida Resende-Riachuelo. Na semana que vem, a Prefeitura deverá instalar as luminárias no trajeto entre o início da Avenida Tenente-coronel Adalberto Mendes até o Ceja (Centro de Educação de Jovens e Adultos) Professora Ivany de Oliveira Chaves, situada na mesma via, no bairro Santa Isabel. O cronograma de LED também contemplará o interior da Área de Exposições, na próxima semana – finalizou, destacando que diversas melhorias estão em andamento para dar mais conforto ao público da Exapicor 2019, além de qualidade nos serviços prestados.

REVITALIZAÇÃO

A Área de Exposições também está em processo de revitalização, buscando abrigar todos os serviços da Exapicor 2019 com comodidade e segurança, além de atender às expectativas da população.  As reformas já começaram e seguem até as vésperas da grande festa. Neste momento, as equipes da Secretaria de Obras e Serviços Públicos estão concentrando os trabalhos de reparos e pintura geral nos oito galpões fixos, nos quatro banheiros (dois masculinos e demais femininos), na sede da Secretaria de Desenvolvimento Rural e nas fachadas. Dentro da Área de Exposições e no seu entorno, também estão em andamento a Operação ‘Tapa-buraco’ e o recapeamento asfáltico.

O secretário de Obras, Victor Sampaio, deu detalhes sobre os serviços que estão sendo executados na localidade. “Os profissionais envolvidos estão bem empenhados para deixar o lugar bonito, acessível e com mais qualidade em sua infraestrutura. Nos galpões reformados, vão funcionar exposições de produtos e trabalhos e estandes com vários atrativos, tais como: torneio leiteiro; Secretarias de Educação e de Indústria, Comércio e Turismo; Fazendinha; e animais de pequeno porte e artesanato. Todos os reparos necessários para receber a pintura serão feitos. Uma manilha será trocada na entrada lateral do estacionamento, onde parte do trajeto será beneficiada com recapeamento asfáltico”, salientou.

Palavras chaves: Exapicor 2019