Obras e Serviços Públicos

18/09/2019

PREFEITURA DE RESENDE INAUGURA DRENAGEM, ASFALTO, SINALIZAÇÃO E SISTEMA DE ILUMINAÇÃO NO JARDIM DO SOL

Última etapa das obras compreendeu instalação de 30 postes com luminárias de LED

Crédito: Carina Rocha

Buracos, lama, poeira e escuridão deram lugar a um local asfaltado, bem sinalizado e iluminado. Esperada por mais de 15 anos pela população, as obras de infraestrutura na estrada de acesso ao bairro Jardim do Sol, pela Avenida Jefferson Geraldo Bruno, serão entregues nesta sexta-feira, às 18h30, com a presença do prefeito Diogo Balieiro. Os trabalhos foram complexos, e incluíram a construção de uma nova rede de drenagem antes que a estrada pudesse receber todos os demais benefícios.

O trabalho na estrada começou antes mesmo do asfalto ser jogado, a partir do momento em que a Prefeitura fez uma minuciosa avaliação das características do local e de reconhecimento do solo. Além disso, uma equipe de topografia acompanhou todas as ações realizadas no local para dar suporte técnico às intervenções. Com isso, foi feita a escavação e o novo sistema de drenagem foi instalado, com maior capacidade para escoar as águas pluviais que antes alagavam a via.

- Entregar qualquer obra é uma grande satisfação, ainda mais uma obra deste porte e tão aguardada. Foi um trabalho muito complexo e muito técnico, para que a população pudesse receber essa melhoria. Em um momento de crise econômica e de muita dificuldade, fico muito feliz de ver nossa equipe viabilizar os serviços em andamento em nossa cidade – disse Diogo Balieiro.

Com essa parte concluída, a Prefeitura iniciou os serviços de colocação da sub-base e base, antes de serem jogados 12,5 mil metros quadrados de asfalto na estrada, que margeia a Rodovia Presidente Dutra e se estende por quase um quilômetro até o acesso do Jardim do Sol. Com o asfaltamento pronto, foi a vez da via ser sinalizada horizontal e verticalmente, ganhando ainda redutores de velocidade. Por último, veio a instalação do sistema de iluminação com LED, que é mais moderno, eficiente e econômico. A rede de cabeamento é subterrânea e 30 postes do estilo "pescoço de ganso" foram instalados ao longo de todo acesso.

Uma estimativa aponta que a estrada de acesso ao Jardim do Sol é usada por cerca de quatro mil pessoas por dia. No mesmo bairro, a Prefeitura de Resende ainda concluiu o asfaltamento e a drenagem da Rua Netuno e vai concluir em breve as obras de melhoria na praça de lazer localizada entre as ruas D, Mercúrio e a estrada Franco Faggian.

Palavras chaves: Drenagem; Asfalto; Iluminação LED; Jardim Do Sol