13/11/2019

PREFEITURA COMEMORA ‘NOVEMBRO AZUL’ COM ATIVIDADES NAS UNIDADES DE SAÚDE E TENDA INFORMATIVA NO PÁTIO

Programação inclui orientações sobre a saúde do homem e evento especial na Unidade de Saúde da Família (USF) Itapuca

Crédito: Carina Rocha

A Prefeitura de Resende, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, preparou atividades alusivas ao Novembro Azul, mês de mobilização mundial da prevenção e do combate ao câncer de próstata. As ações englobam orientações sobre “Saúde do Homem” e “Promoção da Alimentação Saudável e a Prevenção do Câncer de Próstata”. Todas as unidades da rede pública municipal de saúde estão envolvidas na campanha. No próximo dia 21 de novembro, quinta-feira, o pátio do Centro Administrativo da Beira-Rio, no bairro Jardim Jalisco, será palco da tenda com o tema ‘Saúde do Homem’, entre 13h e 17h. Já no dia 27 de novembro, haverá um evento especial comemorativo na Unidade de Saúde da Família (USF) Itapuca, situada na Rua Euzébio Manoel da Glória, com diversos atrativos.

A programação diferenciada do “Projeto Saúde” na USF Itapuca, que será a partir de 8h do dia 27, inclui: aferição de pressão arterial; alongamento; bate-papo sobre câncer de mama, de próstata, de pele e de boca; participação da Universidade Estácio de Sá; corte de cabelo; Espaço Kids; e café da manhã, entre outros procedimentos e atrações.

O cronograma, que acontece no decorrer do mês, terá ações com esclarecimentos e dicas nesta quinta-feira, dia 14, nas USFs Morada da Barra (Rua 15) e Fazenda da Barra I (Rua Isaac Politi), com os respectivos horários, 9h e 14h. No dia 19 de novembro, terça-feira, a partir de 14h, a ação de orientações de Educação e Saúde segue na USF Jardim Primavera, localizada na Rua dos Pintassilgos, no bairro Jardim Primavera III.

O secretário municipal de Saúde, Tande Vieira, destacou sobre a importância do mês Novembro Azul, lembrando que a saúde masculina também é prioridade.

— Novembro é o mês de conscientização sobre os cuidados integrais com a saúde do homem. Saúde mental, infecções sexualmente transmissíveis, doenças crônicas (tais como diabetes e hipertensão) e outras questões devem estar sempre em pauta para a população masculina. Anualmente, neste período, o Ministério da Saúde prepara campanha sobre o tema. Manter uma alimentação saudável, evitar fumar e consumir bebidas alcoólicas, além de praticar atividades físicas, estão entre as recomendações para a prevenção de doenças. O objetivo da programação do município é chamar a atenção para o movimento global, com bastante informações e ações. Apesar de o foco ser o câncer de próstata, a campanha é mais ampla e abrange diversos assuntos ligados à saúde do homem – explicou.

O câncer de próstata é o mais frequente entre os homens, depois do câncer de pele. As estimativas divulgadas pelo Ministério da Saúde indicam 68.220 novos casos em 2018. O dado estatístico corresponde a um risco estimado de 66,12 casos novos a cada 100 mil homens, além de ser considerada a segunda causa de morte por câncer em homens no País, com mais de 14 mil óbitos. Na presença de sinais e sintomas, recomenda-se a realização de exames. A doença é diagnosticada a partir de biópsia, que é solicitada ao encontrar alguma alteração no exame de sangue (PSA) ou no toque retal.

Palavras chaves: Novembro Azul, Câncer De Próstata, Prevenção, Saúde Do Homem