Desenvolvimento Rural

05/07/2018

PREFEITURA APROVEITA PERÍODO DE SECA E FAZ RECUPERAÇÃO DAS ESTRADAS RURAIS

Serviços, que já beneficiaram mais de 100 quilômetros de via, contribuem para o escoamento da produção e facilitam o dia a dia dos moradores

PREFEITURA APROVEITA PERÍODO DE SECA E FAZ RECUPERAÇÃO DAS ESTRADAS RURAIS

Crédito: Arquivo PMR

Aproveitando o período de estiagem, comum nesta época do ano, a Prefeitura de Resende, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, está trabalhando na recuperação e manutenção das estradas que ligam o perímetro urbano à zona rural do município. No total, mais de 100 quilômetros de vias já foram beneficiadas. Entre elas, as estradas da Limeira e a Resende/Riachuelo que, juntas, somam quase 40 quilômetros de vias recuperadas.

De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Rural, o objetivo do trabalho é facilitar o escoamento da produção rural, garantir a segurança dos motoristas que transitam pelas estradas, facilitar o dia a dia dos moradores que precisam se deslocar até o centro da cidade, e evitar o assoreamento do solo, que afeta diretamente as condições de tráfego no local.

Dentre as estradas já recuperadas estão a da Limeira, que liga Resende às localidades de Formoso e Arapeí, em São Paulo. No local, a Prefeitura realizou obras de melhoria, com a colocação de material, tapa-buraco e limpeza das margens, num trecho de aproximadamente 18 quilômetros. Já na Resende/Riachuelo, os trabalhos de recuperação da via beneficiaram cerca de 20 quilômetros. Atualmente, a Secretaria está atuando na estrada que liga Vargem Grande à Capelinha, e as nas estradas do Morrão e de acesso à Casa da Custódia, na região de Bulhões.

A escassez de chuvas nessa época do ano facilita a realização dos serviços, conforme explica o secretário de Desenvolvimento Rural, Alberto Figueiredo.

- O trabalho feito nesta época do ano terá reflexos principalmente no verão, quando as estradas são naturalmente castigadas pelas chuvas e ficam mais desgastadas. Por isso, estamos aproveitando a período de estiagem, em que o trabalho das máquinas fica mais fácil, para melhorarmos as condições de tráfego nessas vias, garantindo a segurança e o direito de ir e vir das pessoas que moram no campo – disse o secretário.

Segundo ele, as equipes que trabalham nos locais contam com o auxílio de máquinas específicas para este fim como duas retroescavadeiras, duas pás carregadeiras, duas motos niveladoras, um rolo compactador, além de cinco caminhões que levam o material necessário para o reparo das vias e retiram o mato encontrado na pista.

Águas Pluviais

Também aproveitando a época de seca, a Secretaria está dando continuidade ao trabalho de construção de galerias de águas pluviais na vila de Bagagem, localizada na região serrana do município. Nas últimas semanas, o local ganhou as chamadas bocas de lobo, responsáveis pelo escoamento das chuvas, o que vai evitar o acúmulo de água na superfície das estradas, provocando a erosão do solo. Além da construção das bocas de lobo, a Secretaria também fez as cabeceiras das galerias, que auxiliam na captação das águas

Palavras chaves: Período De Seca