08/09/2009

Prefeitura anuncia novos veículos para o transporte escolar

Ônibus oferecem mais conforto e segurança aos estudantes

Prefeitura anuncia novos veículos para o transporte escolar

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR

Desde o começo de agosto, os alunos da rede municipal de ensino matriculados em escolas da área rural estão sendo atendidos com novos veículos do sistema de transporte escolar. A frota substitui os antigos veículos, por outros mais modernos e confortáveis. No total, o novo sistema é formado por oito ônibus, seis micro-ônibus e 24 kombis que garantem diariamente o deslocamento de 1.300 estudantes entre as suas residências e as unidades de ensino das redes municipal e estadual. O novo sistema foi apresentado à população durante o desfile de 07 de setembro, ficando estacionados durante o evento nas proximidades do Parque das Águas (foto). A contratação de uma única empresa especializada para gerenciar todo o transporte escolar também veio substituir o antigo modelo, onde vários carros faziam o serviço, gerando vários contratos. O prefeito José Rechuan (DEM) pediu à empresa vencedora da licitação realizada recentemente no sistema que alguns motoristas contratados fossem de Resende. Além do motorista, cada veículo conta com a presença de um monitor, que oferece toda a asssistência necessária aos alunos durante o transporte. A nova frota, que tem 60 por cento dos veículos com ar condicionado, também tem contribuído para diminuir as reclamações que chegavam até à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Fraternidade (Educação). Muitas destas reclamações se referiam às más condições de alguns veículos, que às vezes quebravam durante o percurso, provocando o atraso dos alunos na chegada à escola. Agora, se algum carro quebrar durante o percurso, a empresa tem condições de substituir imediatamente o veículo por outro, sem prejudicar o atendimento aos alunos. - Nosso objetivo é proporcionar mais conforto para os estudantes, contribuindo dessa maneira também no sentido de melhorar as condições de aprendizado dos alunos – disse Rechuan. Segundo o titular da Secretaria, professor João Duarte, o novo sistema trouxe ainda uma redução de custo aos cofres municipais. Já Ottávio D`Ottávio, diretor da Italbus, que se localiza no Rio de Janeiro e venceu a licitação para o transporte escolar dos alunos da zona rural, a empresa periodicamente se reunirá com os diretores das escolas da área rural visando avaliar o atendimento prestado aos alunos. A outra novidade anunciada para breve, pelo próprio diretor, é a emissão de uma carteira de acesso aos transportes. - O objetivo desta medida é promover um melhor controle dos alunos que usam o serviço, evitando o risco de caronas a estranhos, garantindo a integridade dos estudantes - explicou.
Palavras chaves: EDUCAÇÃO