09/06/2010

Prefeitura anuncia compra de novas máquinas agrícolas

Município reforça trabalho de conservação das estradas vicinais

Prefeitura anuncia compra de novas máquinas agrícolas

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

A Prefeitura de Resende irá receber, até setembro, através de uma emenda do senador Francisco Dornelles (PP-RJ), um caminhão com capacidade para oito toneladas, dois veículos utilitários, uma grade aradora, uma roçadeira, um trator 4X4 e uma máquina retroescavadeira 4X4. Estes equipamentos passarão a compor a frota da Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária. A emenda, no valor aproximado de R$ 483 mil, foi inserida pelo senador no orçamento geral da União relativo ao exercício financeiro de 2010. Segundo o titular da Secretaria de Agricultura e Pecuária do Município, José Antônio de Carvalho Pinto, o dinheiro já está empenhado pela União, o que significa que os recursos encontram-se garantidos. - Como os recursos já estão empenhados, esperamos receber estas máquinas até setembro para atendermos aos proprietários rurais do município e a outras necessidades da Secretaria – afirmou o secretário. Desde o início de maio, a Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária tem trabalhado com a patrulha mecanizada disponibilizada pelo Governo do Estado. No caso desta patrulha (foto), ela é composta por um trator agrícola, uma patrol, um trator de esteira e um caminhão combustível. As máquinas foram entregues pelo governador Sérgio Cabral (PMDB) ao prefeito José Rechuan (DEM), durante a cerimônia de inauguração do Restaurante Cidadão de Resende, ocorrida no dia 26 de março deste ano. Um convênio entre a Prefeitura, o Sindicato Rural de Resende e a EMATER-RJ (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural), garante a utilização dos equipamentos. De acordo com José Antônio, as máquinas enviadas pelo Governo do Estado estão sendo usadas na manutenção das estradas rurais. Até este mês a manutenção atingiu cerca de cem quilômetros das estradas em Resende. Atualmente os veículos estão trabalhando na Estrada do Areão, próximo à divisa com a cidade paulista de São José do Barreiro, mas a previsão da Prefeitura de Resende é alcançar 900 quilômetros ainda este ano. O secretário esclareceu, no entanto, que esta patrulha está sendo utilizada apenas para a manutenção de estradas até o ponto de produção agrícola dos proprietários rurais. - O Governo do Estado liberou a Patrulha Mecanizada através do projeto “Estradas da Produção”, que tem como objetivo facilitar o escoamento da produção agropecuária. As máquinas não podem ser utilizadas para abrir novas estradas, açudes ou poços. Para este trabalho, os proprietários contam com o apoio da administração municipal, por meio de outras máquinas pertencentes à frota da Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária – disse. José Antônio explicou ainda que, com a chegada dos novos equipamentos provenientes da emenda do senador Francisco Dornelles, a Prefeitura terá condições de ampliar ainda mais o atendimento aos produtores rurais de Resende. Segundo o secretário, a Patrulha Mecanizada do governo estadual fica sediada em Resende, mas atende também aos municípios de Itatiaia, Porto Real, Quatis e, eventualmente, a cidade de Barra Mansa.
Palavras chaves: DESENVOLVIMENTO AGROPECUÁRIO