22/01/2009

Prefeitos aprovam em Resende medidas para evitar demissões na região

Rechuan: "Carta será enviada ao governador Sérgio Cabral"

Prefeitos aprovam em Resende medidas para evitar demissões na região

Crédito: Wagner Alves

Lideranças políticas do Sul do Estado começaram nesta quinta-feira, dia 22, durante um encontro realizado em Resende, na Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), a definir propostas que farão parte de uma carta a ser encaminhada ao governador Sérgio Cabral Filho (PMDB) nas próximas semanas. A carta vai conter ações visando diminuir o impacto da crise internacional na economia da região.

O encontro contou com as presenças dos prefeitos José Rechuan (Resende), Antônio Francisco Neto (Volta Redonda), José Renato (Barra Mansa), José Laerte D´Elias (Quatis), Luís Carlos do Ypê (Itatiaia) e Jorge Serfiotis (Porto Real), além de representantes das prefeituras de Pinheral e de Barra do Piraí e do deputado estadual Pedro Fernandes (DEM), que foi convidado pelo prefeito Rechuan, anfitrião da reunião (primeiro da esquerda para a direita, na foto).

Segundo Rechuan, os prefeitos do Sul Fluminense esperam obter o apoio do governador para evitar demissões nas empresas da região nos próximos três meses. O documento deverá ser concluído no dia 29 de fevereiro, em Piraí, onde será realizada a próxima reunião entre os prefeitos e outras lideranças regionais. Esta série de encontros faz parte de uma mobilização dos prefeitos feitas em conjunto com a Diocese de Barra do Piraí-Volta Redonda no sentido de garantir os postos de trabalho aos profissionais da região.

Na reunião de hoje, os prefeitos aprovaram ainda outras propostas em comum, entre elas a redução do ISS (Imposto Sobre Serviços) na faixa de 10 a 30 por cento para as empresas do setor da construção civil por um período de 60 a 90 dias. Foram aprovadas também a concessão de descontos de 20 a 30 por cento sobre o valor da cota única do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) das empresas; a implantação em Quatis de uma agência regional do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social); e a regulamentação de uma lei geral de incentivo à micro e pequena empresa.

- Na próxima reunião, em Piraí, aproveitaremos a oportunidade para reforçar outras propostas pela implantação de um programa de incentivo à instalação de novas empresas na região. Além disso, considero importante incentivar o consumidor a fazer suas compras no comércio das suas cidades, pois este segmento emprega um número significativo de trabalhadores no Sul Fluminense – salientou Rechuan.

Já o deputado Pedro Fernandes (DEM) disse que irá intermediar um encontro entre os prefeitos do Sul do Estado e o governador Sérgio Cabral para a entrega da carta. A pedido dos prefeitos que participaram do encontro de hoje, o parlamentar se comprometeu também a reivindicar junto ao secretário estadual de Saúde, Sérgio Côrtes, a implantação de uma UTI (Unidade de Terapia Intensiva) adulta e infantil no Sul do Estado. Os prefeitos justificaram o pedido, dizendo que o atendimento do pleito “representará uma melhoria de importância fundamental no atendimento médico da população”.

- É importante o estreitamento destas relações entre os prefeitos da região para que, juntos, sejam encontradas soluções contra os efeitos da crise internacional nos municípios. Esta mobilização pode ajudar, inclusive, na redução do desemprego – disse o deputado.

Palavras chaves: CRISE