Superintendência de Vigilância em Saúde

10/07/2018

POSTOS DE SAÚDE ATENDERAM 280 MULHERES COM EXAMES PREVENTIVOS NO ÚLTIMO SÁBADO

Procedimentos, que visam prevenir o câncer de colo de útero e de mama, voltarão a ser feitos no próximo dia 21 de julho, das 8 às 16h

POSTOS DE SAÚDE ATENDERAM 280 MULHERES COM EXAMES PREVENTIVOS NO ÚLTIMO SÁBADO

Crédito: PMR - Divulgação

Um verdadeiro mutirão de saúde preventiva foi realizado no último sábado, dia 7, em Resende, envolvendo nove unidades de saúde do município. A ação, que atendeu 280 mulheres com exames preventivos gratuitos de câncer de colo de útero e de mama, foi desenvolvida pela Secretaria Municipal de Saúde nas unidades básicas da Cidade Alegria, Manejo e Jardim Primavera; e nos Postos de Saúde da Família da Itapuca, Nova Alegria, Liberdade, Jardim Alegria, Cidade Alegria e na Clínica da Família.

No próximo dia 21, o mutirão, que é realizado das 8 às 16h, retorna com força total em sete unidades da cidade: os PSF da Itapuca, Liberdade, Vicentina, Surubi Velho, Novo Surubi, Paraíso e Jardim Alegria. Para ser atendida, basta que a mulher compareça à unidade mais próxima de sua casa levando o cartão do SUS. O objetivo principal da iniciativa é prevenir ou identificar precocemente casos de câncer de colo de útero e de mama, em mulheres de todas as idades. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é o responsável pelo maior número de mortes de mulheres por câncer no Brasil. Já o de colo do útero é o quarto mais letal.

De acordo com a superintendente de Atenção Básica, Cácia Osório, não há limite mínimo ou máximo de idade para a realização dos exames. A única recomendação é que as mulheres grávidas ou que estejam em período menstrual não façam exame preventivo, já que as circunstâncias podem alterar o diagnóstico. A superintendente ressalta que os exames, tanto o preventivo de colo de útero como o de palpação das mamas, são fundamentais para preservar a saúde da mulher, já que ajudam a identificar doenças que podem ser plenamente tratadas quando o diagnóstico é feito precocemente.

Ação terá continuidade

Segundo o secretário municipal de Saúde, Alexandre Vieira, os mutirões para realização de exames preventivos de câncer de colo de útero e de mama aos sábados terão continuidade nos próximos meses, com duas ações mensais, sempre das 8 às 16h. Para facilitar o acesso das mulheres aos procedimentos, a Secretaria Municipal de Saúde fará um rodízio entre as unidades que serão abertas, beneficiando vários bairros da cidade.

O calendário com a programação dos próximos meses, com a relação dos postos que estarão atendendo em cada sábado, será divulgado nos próximos dias.

Serviço:

Exames preventivos aos sábados, das 8 às 16h

Dia 21: Unidades de saúde da Liberdade, Vicentina, Surubi Velho, Novo Surubi, Paraíso, Jardim Alegria e Itapuca

Palavras chaves: Posto De Saúde