Assistência Social e Direitos Humanos

26/06/2019

PELA PRIMEIRA VEZ, RESENDE TERÁ ABRIGO NOTURNO PARA PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA

Acolhimento Institucional será uma oportunidade de reestruturação na vida de dezenas de pessoas; Local também terá canil

PELA PRIMEIRA VEZ, RESENDE TERÁ ABRIGO   NOTURNO PARA PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA

Crédito: Gleisiani Carvalho

A Prefeitura de Resende está prestes a tornar realidade uma conquista capaz de transformar a vida de dezenas de pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade, nas ruas da cidade. Pela primeira vez, o município terá um abrigo para que pessoas em situação de rua possam repousar com segurança durante a noite, contando com acompanhamento profissional para encontrar alternativas de reestruturar a própria vida. O local será inaugurado no próximo dia 01 de julho, na Rua Pedro Braile Neto, no Centro, próximo a igreja Matriz de Resende.

O regimento do Acolhimento Institucional prevê que os usuários do espaço permaneçam pelo prazo médio de três meses. Durante esse tempo, os indivíduos receberão acompanhamento psicológico, assistência social, jantar, estrutura para higiene pessoal, atendimento técnico, rodas de conversa, guarda de pertences, entre outros serviços. Os indivíduos poderão ser encaminhados para outras especialidades de atendimento de acordo com a demanda.

O objetivo, de acordo com o prefeito Diogo Balieiro Diniz, é transformar a vida de pessoas que, muitas vezes, não conseguem se reinserir no mercado de trabalho e voltar a ter uma vida digna.

- Não será um local somente para que as pessoas possam dormir com segurança, será um espaço para que eles recebam orientação, como complemento de outros serviços já prestados, como o Centro Pop. Através do acompanhamento profissional oferecido, será possível identificar com mais precisão as necessidades do indivíduo e orientá-lo devidamente para se reestruturar, buscando, por exemplo, o mercado de trabalho para progredir na vida e reconquistar a dignidade, longe das ruas – explica o prefeito.

De acordo com a Secretária Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Jaqueline Primo, o planejamento para o acolhimento é prevê que o local acolha 20 pessoas por vez, sendo aproximadamente 14 vagas fixas, para homens e mulheres, separadamente, e mais 6 vagas rotativas, variando de acordo com os casos emergenciais. O tempo estipulado pela modalidade é considerado pontual para que os usuários do serviço possam dar os primeiros passos rumo a uma nova vida.

- A ideia é pensar em projetos de vida, pensar no que eles desejam fazer na vida e poder aprofundar em questões importantes, através das conversas. Discutir, por exemplo, sobre família, relacionamentos, uso de drogas, que muitas vezes podem ser causadores dessa situação de rua. Também falaremos de regras e da conduta adequada para se reestabelecer. Para que eles alcancem o mercado de trabalho, eles precisam estar com essas questões resolvidas e só assim poderão progredir – ressalta a secretária.

A organização do espaço, que pode variar de acordo com a demanda por vagas, deverá contar com um quarto feminino de vagas fixas, um quarto masculino de vagas fixas, um quarto para vagas rotativas e um quarto para o acolhimento de família, caso a demanda aconteça. A divisão das camas, no entanto, atenderá o contingente no local.

Para que seja estabelecida a ordem para os usuários temporários do acolhimento, um regimento interno será transmitido a cada indivíduo, o que inclui os horários que devem ser respeitados e proibições, como consumo de álcool e substâncias ilícitas, por exemplo. Antes do início do atendimento, uma capacitação será promovida para todos os profissionais que atuarão, incluindo: quatro cuidadores, oito técnicos com ensino superior (psicólogos, assistentes sociais, etc), coordenadores, agentes da Guarda Civil Municipal, superintendente do SUAS (Sistema Único de Assistência Social), entre outros.

O horário de disponibilidade do espaço de acolhimento começa às 18h, podendo receber os indivíduos até as 20h, e encerra, diariamente, as 7h. De segunda à sexta, será servido o jantar para os frequentadores, enquanto aos sábados e domingos será serviço, além do jantar, um café da manhã.

Estrutura terá Canil

O trabalho desenvolvido pela Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, através de frentes como o Centro Pop, identificou que muitas das pessoas em situação de rua acabam encontrando nos cães abandonados verdadeiros amigos no cotidiano das ruas. Desta forma, acabam adotando cães e levando-os para onde for. Pensando nisso, o acolhimento terá um canil para que os animais não fiquem abandonados nas ruas enquanto os indivíduos repousam.

Centro Pop

As vagas no Acolhimento Institucional serão cedidas com prioridade para cadastrados e frequentadores do Centro Pop. Desta forma, as pessoas em situação de rua que já frequentam regularmente o serviço e possuem o perfil traçado pelos profissionais do centro serão os primeiros contemplados com as vagas, se assim solicitarem.

Considerado uma referência para as demais cidades fluminenses pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Descentralização em 2018, o Centro Pop. O órgão da Prefeitura atualmente é responsável por traçar estratégias e prestar auxílio às pessoas que estão vivendo em situação de rua no município. O horário de funcionamento é de segunda à sexta-feira, das 7h às 18h, na Rua do Rosário, nº 230, no bairro Lavapés.

Palavras chaves: Abrigo, Noturno, Pessoas, Rua, Acolhimento, Oportunidade