Indústria e Comércio

10/05/2019

PARCERIA ENTRE SINE E PROGRAMA AABB COMUNIDADE PREPARA ADOLESCENTES PARA O MERCADO DE TRABALHO

Como desfecho da ação, alunos de 14 a 18 anos receberão a carteira de trabalho em cerimônia na próxima segunda-feira

PARCERIA ENTRE SINE E PROGRAMA AABB COMUNIDADE  PREPARA ADOLESCENTES PARA O MERCADO DE TRABALHO

Crédito: Gleisiane Carvalho

Uma parceria entre a Prefeitura de Resende, através do SINE (Sistema Nacional de Emprego), e o Projeto AABB Comunidade está capacitando adolescentes de 12 a 18 anos para os desafios futuros do mercado de trabalho. A oficina “Educação Empreendedora”, fruto da parceria, culminará na entrega das carteiras de trabalho dos alunos em uma cerimônia simbólica, que acontece nesta segunda-feira, dia 13, na sede do Programa.

Uma das opções para alunos vinculados ao AABB Comunidade, a oficina beneficia atualmente 27 matriculados. Recentemente, um representante do SINE visitou a sede do projeto para falar sobre a importância do preparo para o mercado de trabalho e sobre o caminho percorrido até esta etapa. Além disso, 12 alunos com idade entre 14 e 18 anos fizeram o agendamento para a emissão da Carteira de Trabalho. Na última quarta-feira, dia 8, eles compareceram ao SINE para fazer a fotografia e coletar a impressão digital para a emissão do documento.

A próxima etapa da Oficina é a entrega das carteiras de trabalho, que será feita em uma cerimônia simbólica, na sede do Projeto AABB Comunidade, na segunda-feira, dia 13, às 15h30. De acordo com a coordenadora do projeto, Claudete Fonseca, o evento significa um importante reforço para todo o aprendizado adquirido através da oficina.

- Os alunos obtiveram aprendizados extremamente valiosos, como, por exemplo, sobre a forma ideal para se portar em uma entrevista de trabalho, a postura mais adequada neste tipo de situação, noções de como funciona o mercado de trabalho e muitas outras coisas. Com isso, eles puderam amadurecer um pouco mais e em breve poderão ser inseridos no mercado, passando a se entender como profissionais – frisou a coordenadora.

Além da oficina em parceria com o SINE, o Programa AABB Comunidade também desenvolve uma série de outras atividades, sendo elas: atividades complementares (complemento educacional de leitura e matemática), desenho artístico, atividades afro-culturais, direito e cidadania, saúde, educação ambiental, além das atividades de educação física, como natação e tênis de quadra.

Saiba mais sobre o AABB comunidade

A iniciativa, desenvolvida através de uma parceria entre a Prefeitura e o Banco do Brasil, vem beneficiando, há 14 anos, crianças e adolescentes oriundas de famílias de média ou baixa renda ou em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Atualmente, 150 alunos entre 6 e 18 anos são contemplados com o programa. Com sede na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), no bairro Itapuca, o objetivo do projeto é criar e desenvolver noções de responsabilidade e solidariedade nos alunos, que serão levadas para toda a vida.

Emissão da Carteira de Trabalho

O serviço de emissão da CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social) prestado pelo SINE Resende é feito mediante agendamento prévio. Para isso, os interessados podem utilizar o site do Ministério do Trabalho ou comparecer pessoalmente para efetuar a reserva. Na data marcada, é possível dar entrada no pedido de emissão e após cerca de sete dias a carteira de trabalho pode ser retirada. Nos quatro primeiros meses de 2019, 978 carteiras de trabalho foram emitidas através do SINE Resende, sendo 657 como primeira via e 321 como segunda via.

Palavras chaves: Capacitação; Adolescentes