10/06/2010

Doses vão ser aplicadas em quase 60 postos de imunização neste sábado

Paralisia infantil: mais de 9 mil crianças deverão ser vacinadas em Resende

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

Neste sábado, dia 12 de junho, acontece a primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite (Paralisia Infantil). O slogan escolhido este ano pelo Ministério da Saúde se denomina “Vacinou, é gol – Vamos vestir a camisa da vacinação infantil!”. Em Resende, a Secretaria Municipal de Saúde espera imunizar 9.234 crianças de zero a cinco anos de idade. A campanha será realizada de 8 às 17 horas, em 59 pontos espalhados pelo município, entre postos de saúde, escolas, associações de moradores e estabelecimentos comerciais. A diretora de Vigilância em Saúde da Prefeitura, Lúcia Albuquerque, ressalta que todas as crianças menores de cinco anos devem ser levadas para tomar a dose da vacina. Ela lembra que, apesar das frequentes campanhas de imunização realizadas para a população infantil, o risco de surgimento de novos focos da doença não está afastado, “pois o vírus ainda se encontra presente em vários países”. - A única forma de combater o risco é mesmo através da vacinação - destaca Lúcia Albuquerque. Nas áreas da zona rural, a vacinação já começou a ser feita pela equipe do Serviço de Imunização, responsável pela identificação das crianças a serem imunizadas. Essa é uma medida adotada pela Secretaria Municipal de Saúde com o objetivo de garantir o cumprimento da meta de 95 por cento de cobertura vacinal da população na faixa etária até cinco anos de idade. No ano passado, a cidade de Resende ultrapassou esta meta, tendo alcançado o índice de 99,3 por cento. A Secretaria recomenda também que pais e responsáveis levem o cartão de vacinação da criança. As crianças que estiverem com alguma vacinação atrasada, poderá recebê-la também neste sábado, inclusive a dose contra a gripe H1N1.
Palavras chaves: SAÚDE