11/12/2018

PACIENTES JÁ PODEM ACESSAR RESULTADOS DE EXAMES LABORATORIAIS PELO SITE DA PREFEITURA

Para garantir a privacidade dos usuários, pacientes receberão login e senha para acessar o serviço

PACIENTES JÁ PODEM ACESSAR RESULTADOS  DE EXAMES LABORATORIAIS PELO SITE DA PREFEITURA

Crédito: Jenny Faulstich

Os pacientes atendidos pela Rede Municipal de Saúde, e que precisarem fazer exames laboratoriais de sangue, fezes e urina, poderão, a partir deste mês, ter acesso aos resultados sem sair de casa, bastando para isso acessar o site institucional da Prefeitura, no endereço www.resende.rj.gov.br. A facilidade no acesso beneficiará todos os pacientes que realizarem os exames no Laboratório Municipal, localizado na Nova Santa Casa, e também nos Postos de Saúde do município, incluindo as unidades localizadas na zona rural.

Para isso, segundo a Secretaria Municipal de Saúde e a Superintendência Municipal de Tecnologia da Informação, responsável pela implantação do sistema, cada paciente receberá, na hora da coleta, no caso de exames de sangue, ou da entrega de material, no caso de urina e fezes, uma etiqueta com um número individual de login e senha, que possibilitarão o rápido acesso aos resultados, sem que os pacientes tenham que retornar às unidades.

Com a adoção dos laudos digitais, além da redução do consumo de papel e dos custos de impressão, a Secretaria Municipal de Saúde também vai conseguir resolver um problema administrativo crônico, que é o grande volume de papel que fica acumulado no Laboratório e pode acabar se deteriorando com o tempo. O secretário municipal de Saúde, Alexandre Vieira, destaca que a modernização do sistema representa um grande avanço para o serviço público, além de trazer mais conforto e agilidade para os pacientes.

- Desde a semana passada já estamos entregando, no momento da realização dos exames, uma etiqueta para o acesso dos resultados no site da Prefeitura. Com isso, conseguimos levar um serviço de qualidade à população, de maneira rápida e prática, bastando que o paciente insira seus dados no site para ver o resultado de seu exame. É importante lembrar ainda, que isso poderá ser feito de forma progressiva, ou seja, se um morador fizer um exame agora e outro daqui a três meses, ele conseguirá imprimir todo o seu histórico e levar ao médico, inclusive de maneira online, com o uso de smartphones - salientou.

De acordo com a Superintendência Municipal de Tecnologia da Informação, com a medida, que faz parte do programa Resende Digital - Cidade Inteligente, será possível também evitar a duplicidade de cadastros, economizar recursos e sanar possíveis perdas de informações, devido ao uso do papel, além de melhorar a produtividade das equipes das unidades de saúde, que poderão controlar de forma mais eficiente os dados do histórico, reforçando ainda mais a segurança das informações.

- Ao desenvolvermos e implantarmos este sistema, demos total prioridade à segurança dos dados, que foi redobrada, eliminando qualquer possibilidade de perda ou troca de amostras. Para isso, cada exame realizado recebe, imediatamente, um número individual com código de barras, que vai funcionar como uma espécie de identidade dele. Isto traz mais eficiência ao nosso serviço e mais tranquilidade aos usuários – explica o superintendente.

O prefeito Diogo Balieiro Diniz, que acompanhou todo o processo de desenvolvimento e implantação do sistema, ressalta que a liberação dos resultados dos exames de análises clínicas, por meio digital, faz parte de um amplo projeto da Prefeitura, que prevê a interligação de todas as unidades de saúde do município, a implantação de prontuários eletrônicos, e a disponibilização de internet gratuita em vários pontos da cidade.

- A modernização dos serviços públicos é um caminho sem volta e a nossa gestão está desenvolvendo todos os esforços possíveis neste sentido, pois entendemos que todos saem ganhando com esta medida. A população, porque tem acesso rápido ao que precisa, a máquina pública, que consegue aperfeiçoar e agilizar seus processos de trabalho, e os próprios serviços públicos, que ganham mais agilidade eficiência – reforçou o prefeito.

Como utilizar o serviço

Os pacientes que quiserem conferir os resultados dos exames de análises clínicas podem entrar no link http://exames.resende.rj.gov.br/ e acessar as primeiras e segundas vias dos resultados.

Palavras chaves: Exames Laboratoriais