Resende

15° Min26º Max

Selo prevenção do site

Secretaria de Saúde

02/10/2018

OUTUBRO ROSA TEM ATIVIDADES EM TODAS AS UNIDADES DE SAÚDE DO MUNICÍPIO

Ambulatório Especializado da Mulher e unidades básicas e secundárias oferecem exames preventivos e informações

OUTUBRO ROSA TEM ATIVIDADES  EM TODAS AS UNIDADES DE SAÚDE DO MUNICÍPIO

Crédito: Arquivo PMR

A programação do Outubro Rosa em Resende, aberta ontem (terça-feira, dia 2) segue com atividades em todas as unidades básicas e secundárias de saúde do município, com ações de educação em saúde, abordando fatores de risco, sintomas e prevenção, entre outras informações importantes relacionadas ao câncer de mama - uma das doenças que mais mata mulheres no Brasil e no mundo. Além das orientações, as unidades também estão oferecendo exames clínicos de mama e o preventivo do câncer do colo de útero.

 

Os procedimentos, que serão disponibilizados ao público feminino até o final do mês de outubro sem marcação de consulta, podem ser feitos de segunda a sexta-feira, e também em dois sábados: dias 6 e 20, das 8h às 16h, quando serão realizadas novas etapas do mutirão de preventivos, iniciado em agosto pela Secretaria Municipal de Saúde.

 

De acordo com enfermeira Greice Aparecida Pires de Almeida Vieira Barros, coordenadora do Programa de Assistência à Saúde da Mulher, uma das ações mais importantes realizadas nas unidades é a orientação sobre como fazer o autoexame, considerado o método mais popular para detectar nódulos ou outras anormalidades nas mamas. Para isso, são utilizadas próteses, que possibilitam que o profissional de saúde possa detalhar, de forma prática, como o exame deve ter realizado, além de permitir que as mulheres simulem a realização do exame.

 

- Queremos aproveitar a realização desta campanha nacional para ampliarmos a conscientização em nosso município. Para isso convidamos todas as mulheres a comparecerem às unidades de saúde onde elas não só receberão informações importantes para a manutenção da sua saúde, como poderão tirar suas dúvidas – explica a enfermeira.

 

Também dentro da programação do Outubro Rosa, nesta sexta-feira, dia 5, das 9 às 16h, uma equipe da Cruz Vermelha estará no Ambulatório Especializado da Mulher, falando sobre a importância da prevenção e divulgando os serviços disponíveis na rede, como consultas e exames, além de chamar a atenção das mulheres para os riscos da doença, que pode ter cura se for diagnosticada e tratada precocemente.

 

Pedal Rosa

 

Já para quem gosta de praticar exercícios físicos, a programação preparou para esta quinta-feira, dia 4, a realização de um Pedal Rosa – passeio ciclístico alusivo ao movimento e que deve contar com a participação de dezenas de pessoas. Com percurso de pouco mais de 12 quilômetros, o pedal terá largada às 19h30, nas imediações do supermercado Máximo, no bairro Mirante das Agulhas, e passará pelos bairros Morada da Colina, Parque Ipiranga, Jardim Brasília, Centro, Ponte Tácito Viana Rodrigues, Campos Elíseos, Ponte Miguel Couto, Manejo e novamente Morada da Colina.

 

Palavras chaves: Outubro Rosa
Compartilhar

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Mapa do site

© Copyright 2024. Todos os direitos reservados.

AM4 - Inteligência Digital de Resultados