19/01/2009

OPERAÇÃO LIMPEZA COMEÇA PELA GRANDE ALEGRIA

Vias principais estão tendo prioridade na primeira etapa dos trabalhos

OPERAÇÃO LIMPEZA COMEÇA PELA GRANDE ALEGRIA

A Prefeitura, através da SANEAR (Agência de Saneamento do Município de Resende) e a Superintendência das Administrações Regionais,  vem dando continuidade ao trabalho emergencial de limpeza da cidade, que começou a ser feito no início deste mês. Os serviços se concentraram semana passada na região da Grande Alegria.

Só da Cidade Alegria – um dos maiores bairros do Município – a Prefeitura já retirou desde o dia 05 de janeiro mais de 60 caminhões de lixo. Entre as vias desta comunidade beneficiadas com o trabalho de limpeza estiveram as Avenidas Perimetral Sul, do Canal e das Amendoeiras.

- Estamos cientes de que a questão da limpeza urbana precisa ser uma prioridade, visto principalmente a situação caótica na qual o município foi deixado pelo governo anterior. Por isso, independente de todas as dificuldades, provocadas principalmente pelas precárias condições da frota que recebemos, a nossa administração iniciou ações emergenciais no sentido de promover a limpeza dos bairros da área urbana. Temos muito trabalho pela frente – disse o prefeito, destacando ainda estas ações como “medidas importantes de prevenção contra a dengue”.

Inicialmente, de acordo com Rechuan, as vias principais, praças e espaços públicos estão tendo prioridade dentro desta primeira etapa da Operação Limpeza, que é considerada “de caráter emergencial”. Numa segunda fase, será a vez das ruas secundárias dos bairros.

Na região da Grande Alegria, os bairros onde equipes da Prefeitura já iniciaram as ações de retirada de lixo e entulho são os seguintes: Jardim Primavera I, II e III; Toyota I e II; Vila Isabel e Loteamento Morada do Contorno, além da Cidade Alegria. Para a realização dos trabalhos de limpeza nestas comunidades, a Prefeitura disponibilizou dez operários, seis caminhões, uma máquina retro-escavadeira e uma pá mecânica.

Segundo o superintendente de Administrações Regionais, Norival Diniz, os trabalhos de limpeza estão sendo realizados diariamente, “dentro da disponibilidade de maquinário existente na Prefeitura”. Ele lembrou que as secretárias responsáveis pelos setores de Obras e de Agricultura, além da própria SANEAR, enfrentam dificuldades devido ao sucateamento da frota de caminhões e máquinas, “o que dificulta ainda mais as ações conjuntas de emergência da nova administração na área de limpeza urbana”.

- Apesar disso, a Prefeitura vem trabalhando muito neste começo do atual governo com o objetivo de retirar o máximo possível de entulhos e lixos das nossas ruas, avenidas e praças. No caso da Grande Alegria, por exemplo, a população já pode perceber a presença da administração municipal nas vias públicas realizando esse tipo de trabalho – disse Norival, acrescentando que a Prefeitura realizará em breve uma licitação para contratar empresas que ficarão responsáveis diretamente pelos serviços de capina, roçada e outras ações de conservação e manutenção das vias públicas.

PINTURA DE MEIO-FIO – Em Visconde de Mauá, a Prefeitura iniciou semana passada o trabalho de conservação das vias públicas através dos serviços de capina. De acordo com a administradora local, Rose Nicolino, em breve terá início a pintura de meio-fio. Oito operários estão envolvidos na realização destas ações.

Palavras chaves: LIMPEZA