25/06/2018

NOVOS GRUPOS ANTITABAGISMO SÃO FORMADOS EM RESENDE

Projeto, conduzido pela Secretaria Municipal de Saúde, já beneficiou cerca de 120 pessoas em diversos bairros da cidade

NOVOS GRUPOS ANTITABAGISMO SÃO FORMADOS EM RESENDE

Crédito: Carina Rocha

A Prefeitura vem fomentando, desde o início da atual gestão, o combate a um grande problema de saúde pública, o tabagismo, com o objetivo de tentar mudar o cenário no país e, principalmente, em Resende. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o tabagismo é a doença crônica que tem a principal causa de morte evitável no mundo. Para isso, a Secretaria Municipal de Saúde retomou, em 2017, um programa que consiste na formação de grupos de apoio que fornecem remédios e auxílio a quem está lutando contra o vício. A iniciativa, que no ano passado já beneficiou cerca de 120 pessoas, está ganhando reforço agora com a formação de novos grupos em vários bairros da cidade.

Nesta terça-feira, 26, por exemplo, serão realizadas duas reuniões: uma às 14h, na Unidade de Saúde da Família do bairro Liberdade; e outra, às 19h, na Unidade de Saúde da Família de Engenheiro Passos. Na quinta-feira, 28, a reunião será realizada às 9h da manhã, na Unidade de Saúde da Família da Caixa D’Água, na Cidade Alegria. Já no próximo dia 4 de julho, quarta-feira, uma palestra sobre o assunto será realizada, às 19h, na sede da Secretaria de Esporte e Lazer, no bairro Jardim Aliança II. Além de informações sobre o assunto, a equipe presente no local também fará entrevistas com os participantes a fim de captar novos membros para o grupo. Os interessados em participar podem se inscrever no local ou pelos telefones 3354.4301 e 3360.6164.

Segundo a coordenadora da ação, Alessandra Ferreira, os grupos já estão bastante numerosos, alguns deles com a participação de mais de 20 pessoas. "Os benefícios em abandonar o cigarro são inúmeros, sendo o principal deles relacionado à saúde e qualidade de vida. Outro fator que consideramos e sempre expomos aos participantes é o benefício financeiro", ressalta a coordenadora, lembrando que, em alguns casos, uma família chega a gastar cerca de R$ 600 por mês com a compra de maços de cigarro, o que equivale a uma parcela de um carro ou de casa, por exemplo, motivo pelo qual é importante a conscientização não só do usuário, mas de toda a família.

Atualmente, segundo ela, o programa já está em funcionamento nos bairros Cidade Alegria, Nova Alegria, Engenheiro Passos, Liberdade e na Academia da Saúde, sede do projeto, no Jardim Primavera. Em Visconde de Mauá, onde as reuniões serão realizadas às segundas-feiras, às 18h, as inscrições continuam abertas para formação do grupo, assim como na Morada da Barra, onde os encontros acontecem as sextas, às 9h da manhã.

Dinâmica do grupo

A coordenadora explicou que os grupos se encontram semanalmente nas cinco primeiras reuniões. Após, os encontros passam a acontecer quinzenalmente. "A dinâmica nos grupos de tratamento se inicia com uma avaliação individual do grau de dependência do paciente. Depois, os integrantes são convidados a participar de rodas de conversa, onde trocam experiências e iniciam o tratamento em si, que pode contar com medicamentos de uso oral, e também os chamados adesivos. Outra etapa importante é a manutenção do tratamento, que dura cerca de três meses", explica Alessandra.

Como participar

Os interessados em participar dos grupos podem fazer sua inscrição na Unidade de Saúde mais próxima de sua casa, fornecendo nome completo e telefone. Outra forma de se inscrever é entrar em contato com a Academia da Saúde, pelo telefone 3383.1720, e solicitar a inclusão de seu nome na lista. Feito isso, o programa entra em contato com o interessado para passar as informações sobre os primeiros encontros.

Palavras chaves: Tabagismo