05/05/2009

Novo Centro Odontológico já está atendendo a população

Obras de reforma foram entregues à comunidade

Novo Centro Odontológico já está atendendo a população

Crédito: Wagner Alves

Durante a inauguração da reforma do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), ocorrida na semana passada, o secretário municipal de Desenvolvimento Sustentável, Saúde e Qualidade de Vida, Daniel Brito, destacou o comprometimento da administração do prefeito José Rechuan (DEM) com a melhoria do atendimento no setor da saúde.

O Centro Odontológico, que se localiza em frente ao Colégio Santa Ângela, recebeu diversas melhorias, entre elas a instalação de sete novos consultórios, “o que provavelmente vai possibilitar o aumento do número de atendimentos mensais, hoje calculado em torno de 2.600”. A cerimônia de inauguração das obras de reforma contou com a presença do vice-prefeito Noel de Oliveira (PDT).

- Os recursos públicos devem ser aplicados em ações voltadas à prestação de serviços prestados à população. Além disso, a melhoria das condições de trabalho dos profissionais de saúde também vem merecendo a nossa atenção – disse o secretário Daniel Brito.

Na solenidade de entrega da reforma do Centro Odontológico, a unidade recebeu o nome do dentista Sebastião Moreira Neto, que durante vários anos foi uma das referências no atendimento odontológico em Resende. O evento de inauguração teve ainda as participações do presidente da Câmara Municipal, Luiz Fernando Pedra; do coordenador do Programa Saúde Bucal da Prefeitura,  João Marcos Mattos; do coordenador do CEO, César Augusto Carvalho Pessoa da Veiga; do secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Infra-Estrutura e Segurança, engenheiro Rubens Almada;  do comandante da Guarda Municipal, Luiz Alberto Vallim, além da viúva do homenageado, Maria do Rosário Dias Moreira.

Para o vice-prefeito Noel de Oliveira, a entrega da reforma do Centro de Especialidades Odontológicas “reforçou o comprometimento do governo municipal em oferecer um serviço de saúde  de qualidade para a população”.

- Estamos nos desdobrando para colocar Resende em um ponto de destaque, principalmente no que diz respeito à saúde pública. Não vamos medir esforços neste sentido. Toda esta reforma será revertida em qualidade no atendimento ao cidadão – concluiu o Vice-prefeito.

O Centro de Especialidades Odontológicas oferece diversos tipos de serviços, entre eles tratamento de canal, periodontia (tratamento de gengiva), ortodontia, prótese, restaurações e cirurgias. Os  pacientes são encaminhados através da rede básica, conforme norma fixada pelo Ministério da Saúde. Somente os casos de emergência são atendidos sem passar pela rede básica.

A unidade funciona todos os dias, de 7 às 19 horas. Depois deste horário, o atendimento dos casos urgentes é feito pelo Hospital Municipal de Emergência. A Prefeitura estuda a viabilidade de criar mais dois Centros de Especialidades Odontológicas, sendo um na Cidade Alegria e um outro no distrito de Engenheiro Passos.

Palavras chaves: SAÚDE