Resende

° Minº Max

Selo prevenção do site

Secretaria de Saúde

30/08/2018

NOVA SANTA CASA PASSA A FAZER CIRURGIAS POR VIDEOLAPAROSCOPIA

Novo equipamento ajuda a diminuir custos, além de reduzir a dor e o tempo de internação dos pacientes

NOVA SANTA CASA PASSA A FAZER CIRURGIAS POR VIDEOLAPAROSCOPIA

Crédito: Carina Rocha

A Nova Santa Casa de Misericórdia de Resende recebeu esta semana, da empresa MAN Latin America, um novo equipamento que já está permitindo a realização de alguns tipos de cirurgia por meio de videolaparoscopia. A técnica, que permite que os procedimentos cirúrgicos sejam feitos por meio de pequenas incisões, torna as cirurgias bem menos invasivas e dolorosas, contribuindo substancialmente para a recuperação dos pacientes, além de diminuir também o tempo das internações e, consequentemente os custos gerados na unidade.

 

De acordo com a direção da instituição, com a chegada do equipamento, cirurgias específicas, como a retirada de vesícula, por exemplo, passarão a ser feitas por videolaparoscopia, através da qual uma microcâmera de vídeo é introduzida no organismo do paciente, e passa a reproduzir imagens internas em uma tela de LED de alta definição, permitindo a atuação do cirurgião e de toda a equipe que atua no procedimento, sem a necessidade de cortes maiores e mais profundos para acessar o órgão operado.  

 

- Este método, que permite a realização de cirurgias minimamente invasivas, poderá ser utilizado, além das cirurgias de vesícula, em procedimentos de hérnias abdominal inguinal, umbilical, incisional e epigástrica; e baço (esplenectomia). Além de ser pouco invasivo, ele proporciona um retorno mais rápido dos pacientes às suas atividades, sendo estes os maiores beneficiados com a chegada deste equipamento na Nova Santa Casa – disse o diretor médico da Nova Santa Casa, Cleber Goulart, explicando que o equipamento é constituído por quatro centros de comando, pinças onde são instaladas as microcâmeras e tela de LED de alta definição.

 

Para o secretário municipal de saúde, Alexandre Vieira, o retorno das cirurgias por videolaparoscopia, que haviam sido interrompidas na Nova Santa Casa há mais de seis anos, representa um ganho enorme para a instituição, além de uma conquista importante para os pacientes e para a equipe médica, que terá à sua disposição um equipamento moderno e eficiente para a realização dos procedimentos.

 

- A chegada deste equipamento tem um significado muito especial para toda a rede municipal de saúde, pois permite que os procedimentos cirúrgicos sejam realizados de forma moderna e pouco invasiva, como é a tendência da medicina atualmente. Além disso, é importante destacar que a realização das cirurgias por videolaparoscopia atende a um dos principais anseios dos nossos pacientes, que se sentem mais seguros com este tipo de procedimento, e também dos profissionais, que poderão executar seu trabalho com maior precisão e segurança – disse Alexandre Vieira, acrescentando que o tempo média de cirurgia através desta técnica é de 60 a 90 minutos.

 

 

Nova Santa Casa

 

A Nova Santa Casa está passando, desde o ano passado, por obras de reforma e revitalização, que estão transformando por completo a unidade, que é a mais antiga instituição de saúde da cidade. Entre as melhorias realizadas na primeira fase dos trabalhos, e entregues à população no início deste ano, estão a troca de 500 metros quadrados de piso nos corredores; a revitalização da capela; a reforma dos banheiros onde são atendidos os pacientes do SUS; a troca da rede de esgoto; e a conclusão das obras de instalação da subestação de energia, cujo serviço estava paralisado no início do ano passado.

 

Além disso, a farmácia também foi ampliada e reformada; os consultórios ganharam novo mobiliário; a fachada recebeu tratamento especial, e a unidade ganhou ainda novos e modernos equipamentos.

 

Agora, numa segunda etapa, os trabalhos estão concentrados na melhoria e ampliação da recepção e do ambulatório do SUS, na construção de novos banheiros e do Centro de Materiais Esterilizados (CME). A previsão é que as obras sejam concluídas até o final de outubro.

Palavras chaves: Santa Casa
Compartilhar

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Mapa do site

© Copyright 2024. Todos os direitos reservados.

AM4 - Inteligência Digital de Resultados