07/12/2018

MUTIRÃO VAI ZERAR FILA PARA EXAMES DE ELETROCARDIOGRAMA

Ação, que será realizada neste sábado, na Nova Santa Casa, vai atender cerca de 80 pessoas

MUTIRÃO VAI ZERAR FILA PARA EXAMES DE ELETROCARDIOGRAMA

Crédito: Arquivo PMR

A Prefeitura de Resende vai realizar neste sábado, dia 8, um grande mutirão de saúde para zerar as filas de espera para a realização de exames de eletrocardiograma. A iniciativa, que irá acontecer na Nova Santa Casa, deverá atender cerca de 80 pessoas que já aguardam pelo procedimento há algum tempo e seriam atendidas apenas nas últimas semanas do ano. De acordo com a direção da unidade, os pacientes foram comunicados individualmente sobre a antecipação dos exames e, com a finalização da fila de espera, a marcação dos exames passará a acontecer conforme a demanda, respeitando as necessidades dos pacientes.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a ação visa agilizar o atendimento, já que o procedimento tem uma grande procura em todas as unidades de saúde, com pacientes oriundos de vários bairros, principalmente aqueles que estão aguardando por cirurgias cardiológicas, já que o exame faz parte do risco cirúrgico. Ainda segundo a Secretaria, durante o mutirão, duas profissionais serão deslocadas exclusivamente para atender os pacientes, e a Nova Santa Casa foi o local escolhido para abrigar a ação por possuir os equipamentos necessários e também por estar localizada em uma região central, de fácil acesso para os pacientes.

- Neste sábado, vamos atender os pacientes que têm exames marcados do começo do mês até o próximo dia 21 de dezembro deste ano. Nosso principal objetivo é liberar as vagas no sistema para que novos pacientes consigam marcar o eletro para o início do próximo ano - disse o secretário Alexandre Vieira, explicando que, a cada hora, cerca de 20 pessoas deverão ser atendidas durante o mutirão deste sábado.

De acordo com a direção da Nova Santa Casa, os pacientes que terão os exames antecipados para este sábado foram comunicados ao longo desta semana. No entanto, vários pacientes que estão na fila para a realização dos procedimentos não atualizaram seus contatos, o que acabou dificultando a comunicação. Em função disso, a iniciativa atenderá, nas primeiras horas do dia, os pacientes que mantiveram seus números de telefone atualizados.

- É muito importante que a população mantenha seu cadastro atualizado nas unidades de saúde, pois no momento em que são decididas as datas dos mutirões precisamos comunicar todos os pacientes, como foi o caso do mutirão oftalmológico e de outros realizados pela Secretaria de Saúde. Desta forma, conseguimos normalizar as demandas, diminuir as filas de espera e agilizar os procedimentos para as pessoas que mais necessitam. - finaliza o secretário.

Palavras chaves: Mutirão