21/01/2009

MUTIRÃO CONTRA DENGUE ACONTECE NESTA QUINTA NA VILA MODERNA

Agentes sanitários estão percorrendo vários bairros

MUTIRÃO CONTRA DENGUE ACONTECE NESTA QUINTA NA VILA MODERNA

A Prefeitura de Resende, através da Secretaria Municipal de Saúde, realiza nesta quinta-feira, dia 22 de janeiro, o quarto mutirão este ano contra a Dengue. Desta vez, os trabalhos de prevenção vão ser realizados no bairro Vila Moderna – os três primeiros mutirões aconteceram na Vila Santa Cecília (dia 08), Surubi Velho (15) e Morada da Barra (dia 19). No mutirão da Vila Moderna, que se localiza na área central de Resende, os agentes sanitários vão distribuir materiais informativos, orientar os moradores e eliminar possíveis focos do mosquito transmissor.

Durante o mutirão desta segunda-feira, dia 19, que foi realizado nos bairros Morada da Barra e Maria Cândida, ambos na região da Fazenda da Barra, não foi encontrado nenhum foco do mosquito, o que representou índice zero de infestação. Nas duas comunidades foram inspecionados 397 imóveis e os agentes retiraram 72 toneladas de entulhos.

O secretário municipal de saúde, Daniel Britto, alertou novamente a população de que, devido às chuvas, que costumam ocorrer com maior intensidade nesta época do ano, “a população precisa redobrar os cuidados, evitando principalmente objetos com água parada, mantendo suas residências livres de entulhos e não deixando os reservatórios de água sem a devida vedação”.

Os mutirões de prevenção contra a dengue realizados pela administração do prefeito José Rechuan têm sido feitos com a participação em média de 20 agentes do Serviço de Vigilância Sanitária do Município. Os agentes contam com o apoio de um caminhão e de uma máquina pá carregadeira para o recolhimento de entulhos. Além do trabalho de limpeza, a Prefeitura está distribuindo coberturas de caixas d’água.

Com o início dos mutirões a partir de primeira semana deste ano, a Secretaria Municipal de Saúde já vem detectando uma queda de infestação nos bairros visitados pelos agentes sanitários. Inicialmente, os percentuais constatados no Surubi Velho e na Vila Santa Cecília foram de 2,55 por cento e 2,46 por cento, respectivamente. Durante uma nova visita dos agentes a estas comunidades depois dos mutirões promovidos pela Prefeitura, os índices caíram para 2,12 por cento (Surubi Velho) e 1,85 por cento (Vila Santa Cecília).

- Apesar destes dados, lembramos que o índice máximo aceitável pelo Ministério da Saúde é de um por cento. Se por um lado fica claro que a Prefeitura vem fazendo sua parte, é certo que as ações de prevenção precisam ser reforçadas por todos: poder público, segmentos organizados da sociedade e cidadão de uma maneira geral – acrescentou o secretário de saúde.

PRÓXIMOS MUTIRÕES – Depois do mutirão da Vila Moderna nesta quinta-feira, os próximos mutirões de prevenção contra Dengue serão realizados nos seguintes bairros: Alegria Velha (dia 29 de janeiro), Baixada da Olaria (05 de fevereiro), Jardim Esperança (12 de fevereiro) e região do Novo Surubi (19 de fevereiro).

Palavras chaves: MODERNA