28/04/2009

Mudanças no trânsito serão apresentadas aos comerciantes

Encontro acontece nesta quarta-feira, na sede da CDL

Mudanças no trânsito serão apresentadas aos comerciantes

Os comerciantes de Resende vão conhecer nesta quarta-feira, dia 29, o projeto da Prefeitura que prevê modificações no trânsito da cidade. Intitulada Projeto Urbano Humano, a proposta foi elaborada pela administração municipal através da Secretaria de Gestão Estratégica e Planejamento. A apresentação será realizada às 19h30m, na sede da CDL (Câmara dos Dirigentes Lojistas), em Campos Elíseos. Já no dia 08 de maio, o projeto será apresentado à população, numa audiência pública marcada para o plenário da Câmara Municipal de Resende.

De acordo o secretário da pasta, arquiteto Ton Kneip, o projeto tem como objetivo reorganizar o fluxo de veículos no centro comercial de Resende – as retenções, principalmente nos horários de maior movimento, são apontadas como um dos grandes problemas existentes hoje na área urbana da cidade.

Ele adiantou que entre as mudanças estudadas estão a ampliação do calçadão da Avenida Albino de Almeida e a implantação de mais um calçadão, este na Avenida Nova Resende, às margens do Rio Paraíba do Sul, o qual deverá ter um anfiteatro destinado à realização de manifestações culturais. Pelo projeto, a Ponte Miguel Couto permitirá o tráfego apenas no sentido Campos Elíseos-Resende Shopping, enquanto na Ponte Tácito Viana Rodrigues, a circulação de veículos passaria a ser feita na direção inversa (Centro-Campos Elíseos). Neste caso, as rotatórias hoje existentes na entrada e na saída desta travessia seriam eliminadas.

- Os detalhes do projeto serão apresentados a todas as entidades representativas do Município, que poderão fazer sugestões. O nosso objetivo é levar a proposta ao conhecimento dos segmentos organizados da sociedade e para a população – disse Tom.

O secretário informou ainda que a administração municipal trabalha com a possibilidade de iniciar as modificações no meio do ano. Entre os passos a serem trilhados brevemente visando à implantação das mudanças, se encontra a realização do processo licitatório destinado à contratação da empresa que ficará responsável pelas obras.

Segundo o prefeito José Rechuan (DEM), as mudanças no trânsito são importantes para diminuir os transtornos enfrentados diariamente pelos motoristas nas vias mais movimentadas de Resende. No seu entendimento, “estes problemas foram provenientes do crescimento desordenado da cidade nos últimos anos”.

- A nossa administração está tendo a preocupação de apresentar o projeto de modificações do trânsito às entidades representativas do nosso município. Reafirmo que o nosso objetivo é colocar em práticas mudanças que melhorem o dia-a-dia do cidadão e aumentem a segurança de motoristas e pedestres no trânsito de Resende – disse o prefeito, na manhã desta terça-feira, dia 28.
Palavras chaves: DESENVOLVIMENTO URBANO