11/12/2009

Prefeitura de Resende lidera formação de Consórcio Intermunicipal

Ministro de Lula elogia mobilização pela segurança no Médio Paraíba

Crédito: Divulgação

A mobilização de 13 municípios da região do Médio Paraíba Sul Fluminense em torno da criação do Consórcio Intermunicipal de Segurança Pública do Médio Paraíba foi elogiada nesta quinta-feira, dia 10, pelo ministro da Justiça Tarso Genro (terceiro, da esquerda para a direita, na foto), durante o Iº Seminário de Prevenção da Violência: Avanços e Desafios do PRONASCI (Programa Nacional de Segurança com Cidadania), realizado no Hotel Othon Palace, em Copacabana, no Rio de Janeiro. Os cumprimentos pela iniciativa foram dados ao diretor de Ordem Pública de Resende, José Antônio dos Santos, o Ed Murphy (quarto, da esquerda para a direita) e ao gestor de Segurança Pública da Prefeitura de Barra Mansa, Jefferson Mamede, ambos convidados pelo Ministério da Justiça para participarem do evento. Além de Tarso Genro, o seminário contou com as participações do governador Sérgio Cabral (PMDB); do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PMDB); de parlamentares, acadêmicos e representantes de organizações da sociedade civil. O encontro teve como objetivo debater ações de prevenção contra a violência, orçamento e elaboração de políticas públicas para o setor de segurança e as experiências previstas pelo PRONASCI, entre eles o policiamento comunitário e pacificador. - O ministro Tarso Genro nos elogiou pelo fato de os municípios estarem formando o Consórcio, segmento este que será importante no sentido de realizar as ações estabelecidas pelo PRONASCI. A união dos municípios em busca de soluções para a questão da violência também foi destacada pelo ministro. Segundo ele, devido à complexidade do assunto, as soluções devem ser buscadas de forma conjunta, e não de maneira isolada – salientou Ed Murph. De acordo com o diretor de Ordem Pública da Prefeitura de Resende, a assinatura do termo que cria o consórcio no Médio Paraíba deverá acontecer ainda neste mês. Recentemente, a Câmara Municipal aprovou o projeto de lei do prefeito José Rechuan (DEM) autorizando a inclusão de Resende no órgão. Com essa iniciativa, as cidades poderão receber recursos federais destinados à realização de ações de prevenção e enfrentamento na área de segurança pública. O Consórcio Intermunicipal de Segurança Pública do Médio Paraíba será o primeiro a ser implantado no Estado do Rio de Janeiro e o segundo no país. Ele reúne os municípios de Resende, Barra Mansa, Volta Redonda, Pinheiral, Quatis, Porto Real, Itatiaia, Piraí, Valença, Rio Claro, Rio das Flores, Barra do Piraí e Vassouras. Por ano, o Governo Federal dispõe de R$ 6 bilhões para serem aplicados em 94 ações contra a violência previstas no PRONASCI.
Palavras chaves: PREVENÇÃO