Resende

14° Min29º Max

Notícia

19/12/2017

MINISTÉRIO DOS TRANSPORTES LIBERA R$ 7 MILHÕES PARA MODERNIZAÇÃO DO AEROPORTO DE RESENDE

Recuperação permitirá ampliação de novos negócios e refletirá na geração de recursos para o município e no aumento de postos de trabalho

Crédito: Carina Rocha

O Aeroporto de Resende, um dos mais antigos do Brasil, vai receber investimentos da ordem de R$ 7 milhões, destinados à obras de adequação e modernização do local para que ele volte a operar com linhas aéreas regulares, atendendo toda a região Sul Fluminense. A assinatura do Termo de Compromisso que viabilizará a liberação dos recursos será realizada na noite desta terça-feira, 19, em Brasília, com a presença do presidente Michel Temer, do ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella Lessa, e do prefeito Diogo Balieiro Diniz, além do secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Raphael Gattás.

 

Aprovado pela Secretaria de Aviação Civil (SAC), os recursos fazem parte do Programa Federal de Auxílio a Aeroportos (PROFAA-Avançar Brasil), e foram conquistados em tempo recorde – apenas quatro meses - pela administração municipal, em parceria com o Governo do Estado, após o envio da solicitação. Em maio deste ano, uma equipe técnica da SAC esteve em Resende para checar a necessidade dos investimentos e aprovou a aplicação dos recursos, confirmando a importância do aeroporto para o desenvolvimento regional.

 

De acordo com a Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo, além das melhorias físicas que serão feitas no local, como o asfaltamento da pista que apresenta trincas em vários pontos, recuperação das cercas e alambrados, instalação de balizamento noturno e adequação do aeroporto para que ele possa operar vôos por instrumentos, o local vai ganhar ainda uma Estação Meteorológica, que será montada pela Aeronáutica. A estação, que é da categoria Alfa, utilizada pelos aeroportos que operam com vôos comerciais, vai permitir que seja feita a previsão do tempo no local, dando mais segurança aos procedimentos de pouso e decolagem no aeroporto.

 

Ainda segundo a secretaria, a partir da assinatura do Termo de Compromisso, realizada hoje, o Governo do Estado terá 180 dias para apresentar o projeto básico de modernização do aeroporto à Secretaria de Aviação Civil e, somente após a aprovação deste projeto, é que será iniciado, também pelo Governo do Estado, o processo licitatório que definirá a empresa responsável pelas obras que deverão ser concluídas num prazo de um ano e meio.

 

O prefeito Diogo Balieiro Diniz ressaltou que a modernização do aeroporto, e sua consequente operação, terá impacto em toda a região, servindo como uma nova ferramenta para acelerar o desenvolvimento do Sul Fluminense.

 

- O aeroporto de Resende tem uma importância enorme para nossa região, que é a que mais cresce no Estado e abriga boa parte das mais modernas indústrias do país. Só este fato já justifica os investimentos que serão feitos no local e que com certeza devolverão ao aeroporto de Resende sua importância no cenário logístico. Com o aeroporto ampliado e dotado de equipamentos mais modernos, serão abertas novas possibilidades de arrecadação para o município, além de reflexo positivo na geração de postos de trabalho na indústria, bem como no comércio e em serviços – comemora o prefeito Diogo Balieiro Diniz.

 

Infraestrutura – O Aeroporto de Resende, construído em 1941, está instalado numa área federal com aproximadamente 117 hectares, localizada entre a região do Manejo e a Grande Alegria. Com pista de 1.300 metros de extensão, equivalente a do aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, e 30 metros de largura, o aeroporto já operou, por cinco vezes, com linhas aéreas regulares. A primeira foi em 1989.

Palavras chaves: Aeroporto Compartilhar

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Mapa do site

Redes Sociais

© Copyright 2019. Todos os direitos reservados.

AM4 - Inteligência Digital de Resultados