21/01/2009

LIVROS DA BIBLIOTECA MUNICIPAL SERÃO RECUPERADOS

Unidade ficará fechada da próxima semana até o começo de março

LIVROS DA BIBLIOTECA MUNICIPAL SERÃO RECUPERADOS

Livros sujos, sem capas, rasgados e mofados. Este é o retrato da Biblioteca Municipal Jandyr César Sampaio, que funciona no “Espaço Z”, antigo mercado municipal, próximo ao Terminal Rodoviário do Centro de Resende. Diante deste quadro de abandono, a Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda resolveu interromper temporariamente o funcionamento da instituição para que o acervo danificado possa ser recuperado. Com isso, a visitação do público ficará interrompida entre a próxima semana e o início de março, quando a instituição será reaberta à população.

- Quando chegamos aqui, ficamos impressionados, pois os livros estavam jogados no depósito e sem qualquer organização. Entre os volumes nesta situação, encontramos livros em braile e obras importantes da literatura nacional, como Olga, de Fernando Morais, e Ressurreição, escrito por Machado de Assis – declara a diretora da biblioteca, Kátia Oliveira.

Segundo Kátia, as instalações físicas também apresentam problemas. Existem infiltrações pelo prédio e vários vidros quebrados, a iluminação é deficiente e os livros não estão catalogados. A diretora explica que os funcionários estão limpando, cadastrando e guardando todos os volumes. Depois desta etapa, o procedimento seguinte será a realização de um levantamento completo a respeito do acervo da biblioteca. Um bibliotecário vai se encarregar da execução deste levantamento, indicando ainda as medidas cabíveis no caso dos livros encontrados em condições precárias de conservação.

Sobre os problemas encontrados nas instalações físicas, a Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda planeja realizar estes reparos “no menor espaço de tempo possível”. Entre os serviços planejados estão correções no sistema hidráulico, substituição dos vidros e das lâmpadas queimadas e a retirada do mofo das paredes.

- O que fizeram com a biblioteca foi um absurdo. É uma demonstração da falta de compromisso com a nossa cultura, com a educação e com a nossa memória - afirma Kátia, acrescentando que a partir de março, a unidade continuará funcionando nos mesmos dias e horário: de segunda à sexta-feira, de 8 às 18h30m.

Palavras chaves: LIVROS