Agência de Saneamento do Município de Resende (Sanear)

11/09/2018

INAUGURAÇÃO DA ETE ENGENHEIRO PASSOS TORNA RESENDE REFERÊNCIA NO TRATAMENTO DE ESGOTO

Unidade, que foi inaugurada nesta terça-feira, dia 11, já opera com 100% de sua capacidade

INAUGURAÇÃO DA ETE ENGENHEIRO PASSOS  TORNA RESENDE REFERÊNCIA NO TRATAMENTO DE ESGOTO

Crédito: Arquivo PMR

Foi inaugurada na manhã desta terça-feira, dia 11, a mais nova Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) de Resende, localizada no distrito de Engenheiro Passos. Com o funcionamento da unidade, o município passa a ter 72% de seu esgoto doméstico tratado – índice muito superior às médias nacional e estadual, e que coloca Resende como uma referência regional, se aproximando das melhores taxas do país.

A unidade, que irá beneficiar mais de 3,5 mil habitantes, já está operando de forma plena, com 100% de sua capacidade. Para isso, a estação conta com uma infraestrutura completa, que inclui sistema de esgotamento sanitário com 2.200 metros de extensão, entre redes coletoras e linhas de recalque, além de cinco elevatórias de esgoto. De acordo com o presidente da Sanear – agência reguladora e fiscalizadora dos serviços de saneamento básico no município – José Renato Carvalho, a construção desta ETE em Engenheiro Passos, além de ser importante para preservar o rio, também contribui para a melhoria da qualidade de vida e para a manutenção da saúde dos moradores do distrito.

Além da ETE Engenheiro Passos, inaugurada hoje, outras nove estações já estão em funcionamento no município. São elas: ETE AMAN, Alegria, Contorno, Monet, São Caetano, Isaac Polit, Mauá, Capelinha e Fumaça. De acordo com o prefeito Diogo Balieiro Diniz, uma nova unidade está sendo construída no Parque Ipiranga, localizada próxima a ponte que dá acesso ao bairro. O objetivo da medida é reduzir a sobrecarga sobre a ETE Alegria, que atende atualmente toda a região da Grande Alegria, além do bairro Ipiranga e parte do Manejo.

Ainda segundo o prefeito, além da construção da ETE do Parque Ipiranga, outras estações também já estão sendo projetadas para que o município alcance o índice de 95% de tratamento nos próximos anos.

Redução de tarifas

Além da construção de novas Estações de Tratamento, outra medida adotada no município, em dezembro do ano passado, também está trazendo mais qualidade de vida para a população: a redução de 50% no valor da tarifa cobrada tanto para ligação de água como para a de esgoto. A ação, segundo o prefeito Diogo Balieiro Diniz, representa uma grande conquista para a cidade: “Investir na melhoria de nossos índices de tratamento é muito importante, mas não podemos esquecer que esses investimentos só trarão resultados se as famílias conseguirem, efetivamente, fazer a ligação de suas casas na rede coletora. Por isso, trabalhamos pela redução das tarifas e conseguimos esta conquista, que era um compromisso firmado com a população, logo no primeiro ano de gestão” – disse o prefeito.

Palavras chaves: ETE