Resende

17° Min27º Max

Assistência Social e Direitos Humanos

12/06/2019

II ENCONTRO MUNICIPAL DA JUVENTUDE NEGRA DE RESENDE ACONTECE NESTE SÁBADO, DIA 15

Apresentações de música, dança, capoeira e roda de conversa serão realizadas entre 14h e 17h, no Parque das Águas

Crédito: Gleisiani Carvalho

O II Encontro Municipal da Juventude Negra de Resende será realizado neste sábado, dia 15, no Parque das Águas, no bairro Jardim Jalisco. O evento é promovido pela Prefeitura de Resende, por meio da Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial, ligada à Diretoria de Direitos Humanos, da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos. A programação inclui apresentações de música, dança, capoeira e roda de conversa entre 14h e 17h. O encontro é aberto ao público.

A primeira edição do evento aconteceu em junho de 2014. O cronograma conta com apresentação musical de Yan Rodrigues, às 14h. Por volta de 14h15, haverá demonstração do grupo de danças urbanas Dança & Magia. Às 14h30, terá dança angolana com Mirna e Juliana. Às 14h45, será a vez da apresentação da Associação de Capoeira Raiz Negra.

Às 15h30, está prevista para começar a roda de conversa com dois convidados especiais. A advogada e vice-presidente da Comissão de Igualdade Racial da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Barra Mansa, Luciene Nascimento, abordará sobre o tema “Estética Política: Autoestima e Identidade da Mulher Negra”. A convidada também é maquiadora e estuda estética e identidade da mulher pela perspectiva do feminismo negro. Já o professor de Língua Portuguesa, Redação e Literatura das redes de ensino estadual e particular de Resende, Robson dos Santos Bertoldo, ministrará palestra com a temática “A Importância da Educação para a Juventude Negra”.  

Para encerrar o evento, haverá apresentação de maracatu e dança afro com Pedra Sonora, por volta de 16h30. A coordenadora de Promoção da Igualdade Racial, Sônia Maria de Freitas, destaca sobre a importância da realização do encontro.

 — O evento é essencial para a reflexão no que diz respeito à atual situação da juventude negra no município. Além disso, o encontro debate sobre a relevância da educação na vida desta parcela da sociedade. A nossa convidada Luciene é influenciadora digital e já teve, por exemplo, mais de dois milhões de visualizações em seus vídeos de pedago-poesia antirracista na internet. Ela também foi citada no Livro “Na Minha Pele”, de Lázaro Ramos, e já acumulou mais de milhões de visualizações em vídeos de poesias virais na internet. Já o palestrante Robson é graduando em Direito pela Universidade Estácio de Sá, e em História pela Unirio (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro). Ele também atua como membro do Grêmio Literário Resendense, além de ser ator e músico – enfatizou.

Palavras chaves: Encontro, Juventude, Negra, Cultura, Parque, águas, Eventos, Direitos, Humanos Compartilhar

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Mapa do site

Redes Sociais

© Copyright 2019. Todos os direitos reservados.

AM4 - Inteligência Digital de Resultados