Resende

15° Min30º Max

Selo prevenção do site

Superintendência de Vigilância em Saúde

04/02/2020

HOSPITAL DE EMERGÊNCIA REALIZA PRIMEIRA CIRURGIA COM MICROSCÓPIO DE ÚLTIMA GERAÇÃO

Longarinas estofadas reforçadas estão sendo alocadas às recepções da unidade

HOSPITAL DE EMERGÊNCIA REALIZA PRIMEIRA CIRURGIA COM MICROSCÓPIO DE ÚLTIMA GERAÇÃO

Crédito: Carina Rocha

O Hospital Municipal de Emergência (HME) Henrique Sérgio Gregori, localizado no bairro Jardim Jalisco, em Resende, realizou pela primeira vez uma operação com o suporte do microscópio de alta tecnologia. A paciente, de 61 anos, foi submetida a uma cirurgia de ressecção de tumor cerebral. O procedimento – acompanhado por dois neurocirurgiões, enfermeira, técnico em enfermagem, anestesista e instrumentador – foi bem-sucedido. Graças ao equipamento de última geração, a paciente passou pela intervenção de alta complexidade na própria unidade, pois antes era uma cirurgia realizada no Rio de Janeiro.

 

A Prefeitura de Resende adquiriu o microscópio cirúrgico, pioneiro na rede pública de saúde do município, em outubro do ano passado. Modelo similar ao equipamento existia apenas em uma unidade particular da cidade. Após a instalação do equipamento, os profissionais da unidade hospitalar receberam capacitação para aprender a manusear o microscópio com a equipe da fabricante alemã. Entre os recursos disponíveis no novo aparelho, é possível gravar e transmitir, por meio das câmeras do microscópio, as cirurgias para monitores externos à sala de cirurgia. Os principais casos beneficiados diretamente com o microscópio, de acordo com o corpo de profissionais da unidade, são os tumores cerebrais, casos de aneurismas, microcirurgias vasculares e alguns tipos de cirurgias de coluna.

 

O prefeito Diogo Balieiro Diniz destacou que a primeira intervenção no campo da neurocirurgia no HME, com o auxílio do microscópio moderno, foi um sucesso, o que representa um marco histórico na Saúde Pública de Resende.

 

— A primeira cirurgia com o microscópio de última geração teve resultado positivo, o que valida as nossas expectativas quanto à necessidade deste tipo de recurso na missão de salvar vidas. O aparelho em questão aumenta o campo de visão e a precisão do especialista. Vale ressaltar que o equipamento ainda pode gravar e transmitir, por meio das câmeras do microscópio, as cirurgias para monitores externos à sala de cirurgia. Desta forma, os casos de alta complexidade poderão ser assistidos por outros profissionais fora da sala de cirurgia, para que aprendam com as experiências dos colegas em atividade e aprimorem cada vez mais os procedimentos. É um grande avanço para o HME! Para se ter noção, se a unidade recebesse, anteriormente, um caso de aneurisma grave, o paciente precisaria ser transferido para outra cidade. Porém, este paciente poderia nem ter condições de aguardar tanto tempo. Agora, se tivermos este quadro em Resende, o usuário terá condições de ser atendido com a estrutura eficaz e equipamento adequado – frisa, acrescentando que o HME passa por um processo de reforma completo, por meio do programa ‘Revitaliza Resende, desde 21 de janeiro de 2019.

 

Palavras chaves: Hospital, Cirurgia, Tecnologia
Compartilhar

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Mapa do site

© Copyright 2024. Todos os direitos reservados.

AM4 - Inteligência Digital de Resultados