Superintendência Municipal de Tecnologia da informação

18/12/2018

HOSPITAL DE EMERGÊNCIA JÁ CONTA COM SINAL DE INTERNET GRATUITO

Pacientes e familiares que frequentam a unidade podem acessar a rede Wi-Fi, disponibilizada na recepção e na ala de internação

HOSPITAL DE EMERGÊNCIA JÁ CONTA COM SINAL DE INTERNET GRATUITO

Crédito: Carina Rocha

A partir desta semana, os pacientes do Hospital Municipal de Emergência, e seus familiares, poderão utilizar a rede Wi-Fi gratuita para acessar a internet em dois setores da unidade: a recepção e a área de internação. De acordo com a Superintendência Municipal de Tecnologia da Informação, a medida só foi possível graças à instalação, feita pela Prefeitura, de oito quilômetros de cabos de fibra óptica que estão interligando diversos pontos do município, como o Centro Administrativo da Prefeitura, o Parque das Águas e o Hospital de Emergência, já em funcionamento, além da Guarda Municipal, Confiar e Sanear, onde o serviço deverá ser disponibilizado nas próximas semanas.

Para utilizar o serviço, que faz parte do programa Resende Inteligente, basta acessar a rede Wi-Fi no smartphone, tablet ou notebook e fazer um cadastro simples, que libera imediatamente o uso do sinal em qualquer um dos pontos da cidade onde o serviço já esteja implantado. A medida vai possibilitar, entre outros benefícios, que os acompanhantes de pacientes que estejam internados possam enviar notícias aos familiares de forma rápida e gratuita.

O superintendente municipal de Tecnologia da Informação, Márcio Silvestre, destaca que a decisão de disponibilizar o serviço neste período de fim de ano foi tomada com o objetivo de oferecer um conforto a mais para os pacientes que precisam ficar dias internados no hospital, aproximando-os de seus familiares e amigos, através da tecnologia. Por este motivo, o HME terá acesso aberto nos locais onde há maior circulação de pessoas, que são a recepção e a área de internação.

- Esta é mais uma ação do Resende Inteligente, programa que lançado na atual gestão e que visa democratizar o uso da internet, beneficiando a população e tornando a cidade cada vez mais inclusiva e digital. Nosso primeiro passo neste sentido foi liberar o sinal no Centro Administrativo da Prefeitura e agora, com a instalação da fibra óptica em alguns pontos da cidade, conseguimos chegar até o Hospital de Emergência – disse Márcio.

O superintendente explica que o acesso ao sinal é fácil e rápido, bastando que o interessado insira no cadastro dados simples como nome, bairro, e-mail e telefone, além de escolher uma senha de acesso. A partir de então, sempre que ele estiver em algum local onde sinal já esteja liberado, ele poderá conectar-se a rede automaticamente.

Outros serviços

Além da instalação da fibra ótica, que possibilita o acesso gratuito à rede mundial de computadores através do Wi-Fi, outros sistemas desenvolvidos pela equipe de Tecnologia da Informação da Prefeitura, através do Resende Inteligente, têm contribuído para que as pessoas possam usar a internet para facilitar suas rotinas. Bons exemplos disso são o novo Portal do Servidor, que oferece várias funções aos servidores municipais, como emissão de contracheque e de certidão de tempo de contribuição, entre outros serviços; o Portal da Educação, que divulga ações do setor e oferece salas virtuais onde os professores podem trocar experiências e participar de cursos e capacitações; a Central de Atendimento da Ouvidoria (e-OUV), que foi totalmente reformulada para facilitar a comunicação entre o cidadão e a Prefeitura; e o sistema e-Social, que unifica as informações referentes aos trabalhadores, e que foi implantado em parceria com a Secretaria Municipal de Administração.

Palavras chaves: Internet