Resende

20° Min25º Max

Selo prevenção do site

Secretaria de Saúde

05/09/2018

HOSPITAL DE EMERGÊNCIA ADOTA PROTOCOLO PARA GARANTIR CIRURGIA SEGURA

Unidade está fazendo o acompanhamento de pacientes que foramsubmetidos a cirurgia, conforme orientação do Ministério da Saúde

HOSPITAL DE EMERGÊNCIA ADOTA PROTOCOLO PARA GARANTIR CIRURGIA SEGURA

Crédito: Jenny Faulstich

O Hospital Municipal de Emergência Henrique Sérgio Gregori, que é referência na região para atendimentos de urgência e emergência, está fazendo o acompanhamento de todos os pacientes que são submetidos a cirurgias na unidade. A medida, que teve início há cerca de dois meses, faz parte do Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), implantado pelo Ministério da Saúde e visa garantir a chamada Cirurgia Segura.

O acompanhamento do paciente, segundo a enfermeira Ana Paula de Andrade Silva, responsável pelo programa de educação continuada do HME, é feito 48 horas após a intervenção cirúrgica com o objetivo de checar se o paciente apresentou algum quadro infeccioso pós-cirurgia. De acordo com ela, quando o paciente ainda está internado, a checagem é feita dentro do próprio hospital. Já nos casos dos pacientes com alta, a verificação é feita por telefone, o que demanda uma colaboração da família, que precisa fornecer as informações corretamente. O método é chamado de busca ativa.

- O que está ocorrendo em alguns casos é que os familiares que atendem os telefonemas acham que é um trote e se recusam a prestar as informações, ou simplesmente desligam o aparelho. Por isso, queremos ressaltar a importância da colaboração dos familiares, porque este trabalho é muito importante para garantir não só a saúde do paciente, como também o controle das infecções – explica Ana Paula, ressaltando que o contato é feito por uma enfermeira do HME e que os dados coletados são exclusivos sobre o estado de saúde do paciente, ou seja, não são solicitadas informações pessoais, como número do RG e endereço do paciente, por exemplo.

O protocolo Cirurgia Segura foi adotado pelo Hospital de Emergência após a reestruturação da Comissão de Controle de Infecções Hospitalares (CCIH), feita na atual gestão, com o objetivo de reduzir os riscos de infecções relacionadas à assistência à saúde, além de monitorar esses agravos e definir medidas de controle. O HME realiza uma média de 110 cirurgias/mês e todos esses pacientes, inclusive aqueles que recebem alta, precisam ter seu quadro de saúde checado 48h após o procedimento cirúrgico.

 

Palavras chaves: Hospital De Emergência
Compartilhar

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Mapa do site

© Copyright 2024. Todos os direitos reservados.

AM4 - Inteligência Digital de Resultados