Resende

14° Min29º Max

Saúde

16/04/2019

HEMONÚCLEO DE RESENDE INICIA CAMPANHA DE DOAÇÃO DE SANGUE PARA A PÁSCOA

Profissionais alertam sobre importância da solidariedade principalmente antes do período de feriado

Crédito: Carina Rocha

O Hemonúcleo de Resende iniciou nesta segunda-feira, dia 15, a “Campanha de Páscoa”, com o objetivo de aumentar o estoque de sangue para o feriado prolongado que se aproxima. As doações pela campanha poderão ser feitas na própria unidade, localizada anexa ao Hospital de Emergência, de segunda à quinta-feira, das 8h às 11h.

A meta diária do Hemonúcleo, segundo o Secretário Municipal de Saúde, Alexandre Vieira, é de 15 doadores. E expectativa é de que às vésperas do feriado prolongado de Páscoa o espírito de solidariedade seja ainda maior, motivando a população a fortalecer o estoque. Outro fator importante para aumentar o número de doações durante a semana é que o Hemonúcleo não funcionará para captação nos dias 19 e 23 de abril.

- Doadores de todos os tipos sanguíneos são importantes e muito aguardados durante a campanha de Páscoa. No entanto, os tipos sanguíneos em maior necessidade são O positivo e O negativo. Independente do tipo sanguíneo, esperamos que a população venha fortalecer essa corrente de solidariedade e pense na possibilidade salvar uma vida – explica a coordenadora do Hemonúcleo de Resende, Maria Fernanda Aguiar.

Ainda de acordo com a coordenadora, a coleta é um procedimento rápido e prático, que não toma muito tempo do doador. Os interessados devem levar um documento oficial com foto e atender as condições de idade e saúde estipuladas pela segurança dos voluntários e dos receptores.

Para ser doador, é necessário ter entre 16 e 69 anos, ter mais de 50 quilos e não ser portador de doenças graves, entre elas o diabetes. Também não podem doar sangue pessoas que sofreram derrame e trombose, pacientes com câncer e pessoas que tenham passado recentemente por cirurgias ou procedimentos como endoscopia, por exemplo. A coordenadora esclarece ainda que menores de 18 anos precisam de autorização do responsável legal para fazer a doação e maiores de 60 anos precisam comprovar já ter doado sangue pelo menos uma vez, para serem aceitos como doadores.

A coordenação do Hemonúcleo ainda informa que é necessário estar sem consumir bebida alcoólica há pelo menos 12 horas. O intervalo recomendando entre doadores é de dois meses no caso dos homens e de três meses no caso das mulheres.

Confira o calendário de funcionamento do Hemonúcleo

Quinta feira (18/04): funcionamento em horário normal
Sexta-feira (19/04): feriado
Segunda-feira (22/04): funcionamento em horário normal
Terça-feira (23/04): feriado

Palavras chaves: Campanha; Hemonúcleo Compartilhar

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Mapa do site

Redes Sociais

© Copyright 2019. Todos os direitos reservados.

AM4 - Inteligência Digital de Resultados