05/07/2018

GUIAS PARA PAGAMENTO DO ISS JÁ ESTÃO DISPONÍVEIS NO SITE DA PREFEITURA

Imposto, que pode ser parcelado em até três vezes, deve ser pago até a próxima terça-feira, dia 10

GUIAS PARA PAGAMENTO DO ISS JÁ ESTÃO DISPONÍVEIS NO SITE DA PREFEITURA

Crédito: Gleisiane Carvalho

Os cerca de mil profissionais autônomos, prestadores de serviços, cadastrados na Prefeitura, têm até o próximo dia 10 de julho, terça-feira, para fazer o pagamento do Imposto Sobre Serviços (ISS), referente ao ano de 2018, e ficar em dia com o município, exercendo suas atividades regularmente. De acordo com a Secretaria Municipal de Fazenda, a guia para recolhimento do tributo, que pode ser gerada em casa pelo contribuinte, já está disponível no site da Prefeitura no endereço www.resende.rj.gov.br.

As taxas para o cálculo do imposto, que representa uma importante fonte de arrecadação para o município, são definidas com base na UFM (Unidade Fiscal Municipal), índice utilizado para atualização dos impostos municipais e que está fixada atualmente em R$ 109,49. O valor do tributo, no entanto, varia de acordo com a escolaridade exigida para a prestação do serviço, que pode ser de nível médio ou superior.

De acordo com a Secretaria, o contribuinte poderá quitar o imposto em cota única ou parcelado em até três vezes – a data vale tanto para a cota única, como também para o pagamento da primeira cota, no caso do pagamento parcelado. As outras duas mensalidades neste caso vencem nos dias 10 de agosto e 10 de setembro. O imposto pode ser quitado no Banco do Brasil, na Caixa Econômica Federal e no Banco Itaú, além das casas lotéricas.

A estimativa do Departamento de Fiscalização Tributária é que a Prefeitura arrecade mais de R$ 780 mil com o pagamento do imposto este ano. O ISS é um tributo que permanece na cidade e pode ser investido em obras e serviços diversos. Entre os profissionais de nível superior que pagam o imposto estão advogados, dentistas e psicólogos. Já entre os de nível médio, estão cabeleireiros, diaristas, mestres de obras e pedreiros, entre outros.

Para efetuar a impressão da guia, basta acessar o endereço www.resende.rj.gov.br, clicar na aba de “Serviços” e, em seguida, no item ISS Autônomo. Neste espaço, basta preencher os campos solicitados e pedir a impressão. Já os contribuintes que não tiverem acesso à internet, devem comparecer ao Departamento de Fiscalização Tributária, no Centro Administrativo da Prefeitura, onde o boleto será fornecido.

Palavras chaves: ISS